Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Grito dos Excluídos prega voto contra corruptos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Grito dos Excluídos prega voto contra corruptos

Congresso em Foco

7/9/2006 | Atualizado às 9:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A edição deste ano do Grito dos Excluídos fará manifestações por todo país em protesto contra a desigualdade, a corrupção na política e o modelo econômico. Os organizadores esperam reunir mais de um milhão de pessoas em manifestações por todo o país em torno do lema "Brasil: na força da indignação, sementes de transformação". Os principais atos estão previstos para ocorrer em São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Os organizadores da manifestação defendem a luta contra a exclusão social e contra o voto nulo, além da divulgação do descontentamento com as denúncias de corrupção no país. "O Grito dos Excluídos, que é sempre contra a exclusão, dessa vez propõe uma exclusão: excluir os que foram flagrados na corrupção e tirá-los da política", disse Dom Demétrio Valentini, membro da Comissão Episcopal do Serviço, da Justiça e da Caridade, e presidente da Cáritas Brasileira.

Segundo Dom Demétrio, as denúncias de corrupção levaram a um momento de indignação e desencanto na política, mas que não deve ser levado para as eleições. Por isso, um dos objetivos da manifestação deste ano é o voto consciente. "Que essa indignação não se leve a desistir de votar ou votar em branco ou anular o voto. Ao contrário, deve-se valorizar as eleições também. O grito quer colaborar para a prática democrática das próximas eleições, convocando para que todos votem", explicou o religioso à Agência Brasil.

Em Brasília, os protestos serão realizados simultaneamente ao desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios. Seguindo o conceito do protesto, um dos objetivos é desconstruir o que, segundo eles, é a falsa imagem do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela ONU no Distrito Federal, e que é considerado um dos melhores do país.

Os atos públicos e as caminhadas, organizados pelas próprias comunidades e movimentos populares locais, levantarão e mostrarão os problemas de cada localidade, de forma a permitir a construção do mapa da exclusão do Distrito Federal.

Durante a manifestação em algumas localidades, estão programadas a entrega de pequenos saquinhos com sementes indicando a "construção do novo, que será plantado".

O primeiro Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995 com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema "Eras tu, Senhor". Quatro anos depois, o Grito deixou de ser uma manifestação unicamente brasileira e estendeu-se para mais de 23 países da América, com o nome de Grito dos Excluídos Continental, realizado sempre no dia 12 de outubro.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Candidatos focam independência no horário eleitoral

Datafolha mostra empate na corrida ao Senado em MG

Lula promete governo de coalizão com o PMDB

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

4

Internacional

Trump anuncia encontro com Lula para discutir tarifaço

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES