Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/8/2006 | Atualizado às 14:46
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu pôr fim à vida do bonequinho PiTóquio, usado pela oposição ao governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, para atacar o PT. Uma decisão liminar do TRE impede, desde ontem, a utilização do boneco de pano, caracterizado por um boné Vermelho, barba, camiseta branca e um grande nariz. Trata-se de uma alusão provocativa ao personagem das histórias infantis Pinóquio, cujo nariz crescia a cada mentira que contava.
A figura foi apresentada ao público em um comício realizado no sábado em Parnaíba (335 km de Teresina) pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI). Na ocasião, o boneco foi entregue ao senador Mão Santa (PMDB-PI), que concorre ao governo do estado, na presença do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Heráclito disse na ocasião que "PiTóquio" simbolizava "as mentiras do PT".
Em sua decisão, o juiz Oton Torres determinou que a coligação Resistência Popular, que tem Mão Santa como cabeça de chapa, "não exiba em seus comícios o boneco, nem o exiba no horário eleitoral gratuito" sob pena de caracterização de crime eleitoral. Segundo o advogado do PT, Ivaldo Fontenele Júnior, o boneco não havia sido utilizado no horário eleitoral, mas o partido "resolveu se antecipar" e pedir na Justiça a proibição.
Mesmo não fazendo parte oficialmente da coligação, o senador Heráclito Fortes afirmou que irá recorrer da decisão. Segundo ele, o boneco foi enviado ao partido em Brasília por uma dona-de-casa. "Ela havia o batizado de 'Lulóquio', mas achei um pouco agressivo."
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem