Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/8/2006 | Atualizado às 15:47
Pesquisa Datafolha divulgada hoje pela Folha de S. Paulo mostra que o candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, manteve a dianteira após o início do horário eleitoral e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje, com 59% dos votos válidos. Em relação à pesquisa anterior, realizada em 7 e 8 de agosto, o tucano oscilou de 49% para 48%, dentro da margem de erro de dois pontos.
Após cinco dias de propaganda eleitoral, o levantamento captou oscilações, dentro da margem de erro - dois pontos percentuais para mais ou para menos - de Serra e do segundo colocado, o senador Aloizio Mercadante (PT).
Em comparação com a pesquisa anterior, o tucano oscilou de 49% para 48% e Mercadante de 17% para 18%. Orestes Quércia (PMDB) ficou estável com 10%, na terceira posição. O percentual de indecisos é 10% e 8% votariam em branco ou anulariam o voto. Foram feitas 1.931 entrevistas em 57 municípios. Na pesquisa espontânea, Serra tem 23%, Mercadante, 9%, e Quércia, 3%.
O levantamento captou uma elevação da transferência de votos de Lula para Mercadante. Foi registrado aumento de quatro pontos percentuais de eleitores que demonstram intenção de votar em Lula e Mercadante (de 30% para 34%).
"Acredito que seja resultado direto da campanha na TV", disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Como o aumento ainda é pequeno, explica Paulino, não interfere no resultado geral da pesquisa. Lula apareceu em todos os programas do petista. Já Geraldo Alckmin teve uma rápida aparição no programa de Serra.
Entre os eleitores que votariam em Alckmin à presidência, 73% votariam em Serra, 8% em Mercadante, e 8%, em Quércia. Quando escolhem Lula, 34% optam por Mercadante, 31% por Serra e 13% por Quércia.
No segundo turno, Serra tem ampla vantagem sobre Mercadante: 60% a 29%. Contra Quércia, vence por 62% a 23%. Apesar da liderança, o tucano caiu dez pontos percentuais de março a agosto. Mercadante subiu sete pontos no período. Ambos estão tecnicamente empatados no quesito rejeição: 18% e 20%, respectivamente. Quércia é o campeão, com 26%.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem