Pesquisa Ibope sobre a disputa presidencial divulgada nesta sexta-feira mostra que o presidente Lula seria reeleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Na sondagem, o petista aparece com 47% das intenções de voto, um ponto a mais que a pesquisa do dia 10. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, manteve os 21% da última pesquisa, divulgada no dia 10 e a candidata pelo Psol, Heloísa Helena, também permaneceu com o mesmo percentual da última pesquisa Ibope, 12%. Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bívar (PSL) teriam, cada um, 1% dos votos. Rui Pimenta (PCO) ficou com menos de 1% das intenções. Votos em branco e nulos alcançaram 8% e eleitores indecisos somaram 9%.
Na simulação de um segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista venceria o tucano com 53% dos votos contra 32% do tucano. Lula aumentou dois pontos percentuais em relação à mesma simulação da pesquisa Ibope do dia 10 de agosto e Alckmin perdeu um ponto.
Avaliação do governo Lula
O resultado da pesquisa divulgada hoje mostra que os eleitores que avaliavam o governo do presidente Lula como ótimo ou bom se manteve em 41%. O índice dos que consideram o desempenho do governo regular era de 35% no dia 10 e subiu para 37%. Já o índice dos eleitores que consideravam o governo ruim ou péssimo diminuiu de 22% para 21%.
Não souberam o não quiseram opinar 2% dos entrevistados. A aprovação do governo aumentou de 56% para 57% na opinião dos que foram ouvidos pela pesquisa enquanto que a desaprovação caiu de 37% para 34%. O Ibope ouviu 2002 pessoas em 140 municípios entre os dias 15 e 17 de agosto.