O Ministério da Previdência Social está reconvocando, a partir de hoje, os aposentados e pensionistas chamados para fazer o recadastramento em abril e maio . Dos quase 3 milhões de beneficiários chamados para fazer o censo nesses dois meses, 493 mil ainda não compareceram às agências bancárias para atualizar os dados cadastrais. Esses segurados fazem parte da segunda fase do censo.
Os que não apareceram para serem recadastrados serão avisados por meio de cartas registradas e os outros por meio de editais. Os aposentados e pensionistas que não responderem ao Censo correm o risco de ter o pagamento suspenso.
No total 352 mil beneficiários serão reconvocados por carta e 141 mil terão os nomes em editais publicados em jornais e no site da www.previdencia.gov.br. O prazo para comparecer à agência bancária é de 30 dias.
O censo começou em outubro dão ano passado. Para a primeira etapa, foram selecionados 2,4 milhões de benefícios, considerados pelo INSS como mais vulneráveis a eventuais fraudes, por conterem informações incompletas. Quatro listas de suspensão foram publicadas com nomes de convocados na primeira fase que não compareceram. Até meados do ano que vem outros 14,7 milhões de aposentados deverão fazer o recadastramento.
A segunda etapa começou em março com o aviso a todos os 14,7 milhões de beneficiários que devem atualizar seus dados. O recadastramento foi iniciado em abril para benefícios com final 1, maio para os de final 2, junho para os de final 3 e assim sucessivamente até o final 0 que terá janeiro de 2007 como data prevista para o início do censo.