Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Grupo faz manifestação por cotas raciais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Grupo faz manifestação por cotas raciais

Congresso em Foco

15/7/2006 | Atualizado às 19:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Cerca de 300 militantes do movimento negro, procedentes de vários estados do país, fizeram hoje manifestação em favor das cotas raciais nas universidades federais, informa a Agência Brasil. O projeto, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, está na pauta de votações do Plenário da Casa.

A manifestação ocorreu em Salvador, durante a 2ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora. Com uma faixa dizendo "Contra as cotas, só racista", eles entraram no auditório onde se realizava o evento e foram aplaudidos de pé pelos participantes da conferência.

O grupo leu um documento, elaborado por representantes do movimento negro, que pede a aprovação tanto da lei das cotas quanto do Estatuto da Igualdade Racial. Os militantes defendem ainda a criação do Dia Nacional em Defesa das Cotas Raciais, a ser celebrado em 18 de agosto.

Pouco antes da manifestação, a cantora Leci Brandão, que participava dos debates, pediu ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, que defendesse junto ao Congresso Nacional a aprovação das cotas raciais.

A proposta consta do Projeto de Lei 73/1999, da deputada Nice Lobão (PFL-MA), que prevê a reserva de vagas em universidades e escolas técnicas federais para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas.

Integração com a África

O documento final resultante da conferência, a "Declaração de Salvador", propõe que o governo brasileiro e a União Africana, organizadores do encontro, criem o Centro Internacional da África e da Diáspora. Segundo a Agência Brasil, "o órgão deverá funcionar como ponto de referência para ampliar a cooperação entre as organizações e instituições acadêmicas, intelectuais e artísticas da África e dos países com afrodescendentes, os chamados países da diáspora".

O objetivo do centro é manter um diálogo permanente entre os intelectuais da África e das "nações da diáspora", além de promover encontros culturais, desenvolver projetos científicos e realizar manifestações artísticas.

Segundo o embaixador Luiz Felipe de Macedo Soares, coordenador internacional da conferência, o evento levará à ampliação das relações políticas entre Brasil e África. "Com o encontro, o Brasil acelera, amplia as suas relações com a África, em particular com a organização política principal do continente, que é a União Africana. Para a preparação dessa conferência tivemos como parceiro principal a Comissão da União Africana e isso abre um tipo de relacionamento que não havia antes nesse nível", afirmou.

A conferência, iniciada na terça-feira, reuniu mais de 2 mil pessoas - 280 delas vindas da África - e contou com a participação de Lula e dos presidentes de Botsuana (Festus Mogae), Cabo Verde (Pedro Pires), Guiné Equatorial (Obiang Nguema), Gana (John Kufuor) e Senegal (Abdoulaye Wade), da primeira-ministra da Jamaica (Portia Simpson-Miller), do vice-presidente da Tanzânia (Ali Mohammed Shein) e do presidente da Comissão da União Africana (Alpha Oumar Konare).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DIA DE MANIFESTAÇÕES

Veja quais cidades terão atos pró e contra a anistia neste domingo

2

TENTATIVA DE GOLPE

Saiba quais os caminhos até a anistia virar lei

3

LUTO

Morre Mariangeles Maia, esposa de Cesar e mãe de Rodrigo Maia

4

ARTICULAÇÃO

Posse de Marluce no STJ consolida protagonismo político de JHC

5

Judiciário

Tagliaferro é denunciado por desvio de heranças

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES