A Itália acaba de conquistar o tetracampeonato mundial ao derrotar, nos pênaltis, por 5 a 3, a França. Autor da segunda cobrança, o atacante francês Trezeguet acertou a trave. Os italianos não desperdiçaram nenhuma das cobranças. Foi a segunda vez na história que a final da Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis.
França e Itália empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação. Zidane marcou para os franceses, e Materazzi deixou tudo igual, ainda no primeiro tempo. A partida marcou a despedida do futebol de um dos maiores craques da história do futebol mundial, o meia francês Zinedine Zidane. O jogador viveu momentos de herói e vilão na partida. Entrou para a história das Copas ao marcar, logo no início do jogo, o gol francês.
Em sua despedida, o craque francês, que fazia boa partida, perdeu a cabeça e acertou uma cabeçada em Materazzi na segunda etapa da prorrogação. A outra vez em que a Copa foi decidida nos pênaltis foi em 1994, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato em cima da própria Itália. O meia da França igualou o feito dos brasileiros Pelé e Vavá e do alemão Paul Breitner de marcar gol em duas finais de mundiais.