Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dez senadores se enfrentarão nestas eleições

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dez senadores se enfrentarão nestas eleições

Congresso em Foco

7/7/2006 | Atualizado 8/7/2006 às 1:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Dos 22 senadores que pretendem trocar o Senado pelo governo de seus estados, dez se enfrentarão diretamente nas eleições de outubro. A disputa entre colegas ocorrerá em cinco estados.

No Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) e Sérgio Cabral (PMDB) concorrem ao Palácio das Laranjeiras. Em Goiás, o confronto é entre Maguito Vilela (PMDB) e Demóstenes Torres (PFL). Antero Paes de Barros (PSDB) e Serys Slhessarenko (PT) querem o mesmo posto no Mato Grosso. O governo do Paraná é cobiçado por Flávio Arns (PT) e Osmar Dias (PDT). Já em Rondônia, Amir Lando (PMDB) e Fátima Cleide (PT) brigam pela preferência do eleitor.

Confira, abaixo, como está a disputa entre os senadores por região:

Nordeste

Dos nove senadores do Nordeste que encerrarão seus mandatos este ano, cinco anunciaram que irão disputar outro cargo. José Jorge (PFL-PE) é candidato a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). João Alberto de Souza (PMDB-MA) disputa a eleição a vice-governador do Maranhão na chapa da senadora Roseana Sarney (PFL-MA). Já a senadora Heloísa Helena (Psol-AL) concorre à Presidência da República. O senador Alberto Silva (PMDB-PI) é candidato a deputado federal e Luís Pontes (PSDB-CE) anunciou candidatura a deputado estadual.

Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), Mão Santa (PMDB-PI), Roseana Sarney (PFL-MA), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e José Maranhão (PMDB-PB) são os cinco senadores que concorrem ao governo de seus estados na privilegiada condição dos que ainda têm mais quatro anos de mandato a cumprir. Caso não sejam eleitos, voltam para o Senado.

Centro-Oeste

Quatro senadores do Centro-Oeste são candidatos ao governo de seus estados; um é candidato a vice-governador; um, a deputado estadual e um, à Presidência da República. Na bancada do Distrito Federal, dos três senadores, dois são candidatos e o terceiro abandonará a política no final do mandato.

O senador Paulo Octávio (PFL-DF) é candidato a vice-governador do Distrito Federal na chapa do deputado José Roberto Arruda (PFL-DF). Paulo Octávio ainda tem quatro anos de mandato como senador. Cristovam Buarque (PDT-DF), que também tem quatro anos de mandato, é candidato à Presidência da República. Na qualidade de suplente, o senador Valmir Amaral (PTB-DF) assumiu a vaga deixada pelo ex-senador Luiz Estevão, que foi cassado, e não será candidato a nenhum cargo eletivo.

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que encerra seu mandato em 2007, é candidato a governador de Goiás. Delcídio Amaral (PT-MS), de Mato Grosso do Sul, ainda tem quatro anos de mandato e é candidato ao governo estadual. Em final de mandato, o senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), do mesmo estado, despede-se do Senado e concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa.

Chega ao fim este ano o mandato de Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que é candidato ao governo de Mato Grosso e concorre com a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que disputa o mesmo cargo.

Sul

Dois dos três senadores da região Sul cujos mandatos terminam no início de 2007 - Alvaro Dias (PSDB-PR) e Pedro Simon (PMDB-RS) - deverão tentar a reeleição. O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) já decidiu, conforme informou sua assessoria, que não será candidato a cargo algum, devendo abandonar a vida parlamentar.

Entre os outros senadores do Sul, com mandato até 2011, Flávio Arns (PT-PR) e Osmar Dias (PDT-PR) foram escolhidos em convenções de seus partidos para disputarem o governo do Paraná. Leonel Pavan (PSDB-SC) será candidato a vice na chapa do governador licenciado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que tentará a reeleição.

Paulo Paim (PT-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Ideli Salvatti (PT-SC) têm mandatos até 2011 e não disputarão cargos nas próximas eleições.

Sudeste

Sérgio Cabral (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) disputam o cargo de governador do Rio de Janeiro nas próximas eleições. Ambos terminam seus mandatos como senadores apenas em 2011. Também entra na disputa pelo governo de seu estado o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que, antes do início da campanha, ocupava o posto de líder do governo no Senado e cujo mandato também se estende até 2011.

O único dos senadores da região Sudeste que tentará se reeleger é Eduardo Suplicy (PT-SP), que briga por sua cadeira com Guilherme Afif Domingos (PFL), Marcelo Lobo (PSB), Luiz Carlos Prates (PSTU) e Domingos Fernandes (PV).

Outros três parlamentares terminam seus mandatos no início de 2007. Deles, Aelton Freitas (PL-MG) tentará se eleger deputado federal. João Batista Motta (PSDB-ES), que era suplente do atual governador Paulo Hartung (PMDB-ES), e Roberto Saturnino (PT-RJ) não pleiteiam nenhum cargo nas próximas eleições.

Os demais senadores do Sudeste - Magno Malta (PL-ES), Marcos Guerra (PSDB-ES), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Wellington Salgado de Oliveira (PMDB-MG) e Romeu Tuma (PFL-SP) - permanecem em seus postos.

Norte

Dos 21 senadores da região Norte, oito serão candidatos aos governos de seus estados. Um senador é candidato a vice-presidente da República, seis tentam a reeleição para o Senado e seis, que estão no meio de seus mandatos, não serão candidatos. Em dois estados, todos os seus representantes disputarão cargos públicos em outubro.

Entre os representantes do Amazonas, o senador Jefferson Péres (PDT) é candidato a vice-presidente na chapa do também senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Arthur Virgílio (PSDB) tenta se eleger governador e Gilberto Mestrinho (PMDB) disputa a reeleição.

No Acre, apenas o senador Tião Viana (PT) tenta a reeleição. Os outros dois representantes do estado, Geraldo Mesquita Júnior (PMDB) e Marina Silva (PT), cuja vaga é ocupada pelo suplente Sibá Machado (PT) enquanto ela exerce o cargo de ministra do Meio Ambiente, não disputam as eleições.

No Amapá, o senador José Sarney (PMDB) busca a reeleição, enquanto Papaléo Paes (PSDB) tenta eleger-se governador. Gilvam Borges (PMDB) não será candidato nestas eleições, mas tem mandato até 2011.

No Pará a senadora Ana Júlia Carepa (PT) deve candidatar-se ao governo do estado. Luiz Otávio (PMDB) tenta um novo mandato no Senado e Flexa Ribeiro (PSDB) não concorre a nenhum cargo.

Em Rondônia dois senadores serão adversários na disputa pelo governo do estado: Amir Lando (PMDB) e Fátima Cleide (PT). Já Valdir Raupp (PMDB) fica fora do pleito neste ano e tem o mandato de senador até 2011.

Outro estado em que haverá embate entre dois senadores na disputa pelo governo é Roraima. Os candidatos são Augusto Botelho (PFT) e Romero Jucá (PMDB). O outro representante do estado, Mozarildo Cavalcanti (PTB), tenta a reeleição.

Em Tocantins o senador Leomar Quintanilha (PCdoB) é candidato ao governo, enquanto Eduardo Siqueira Campos (PSDB) tenta outro mandato no Senado. João Ribeiro (PL) fica no Senado até 2011.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Cristovam vai convidar Itamar para o PDT

Mantega recorre à oposição para não depor na CAE

Dos 81 senadores, 46 vão disputar as próximas eleições

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES