Se os tucanos vão mal na corrida ao Palácio do Planalto, a situação é bem diferente na disputa ao Palácio dos Bandeirantes. A pesquisa Ibope, divulgada hoje com as intenções de voto ao governo de São Paulo, mostra o pré-candidato do PSDB, José Serra, como vitorioso já no primeiro turno em todos os cenários, apesar de um leve crescimento do senador Aloízio Mercadante, do PT.
Serra alcança 48% das intenções de voto, contra 14% de Mercadante e 10% do ex-governador Orestes Quércia, do PMDB. Os votos brancos e nulos somam 15% e não sabem e/ou não opinou 8%. Considerados apenas os votos válidos, Serra tem 61% - matematicamente eleito na primeira etapa - e Mercadante fica com 18% do total.
Em relação à última pesquisa, o tucano caiu 2 pontos percentuais, dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Mercadante, do PT, subiu de 8% para 14%, mas, antes, seu nome ainda não havia sido escolhido pelo partido e ainda havia disputa interna com a ex-prefeita Marta Suplicy.
Sem Quércia
Numa simulação sem Quércia na disputa, Serra continua bem na frente, com 49%, e Mercadante com 17%. Os votos brancos e nulos somam 17%, e 8% não sabem ou não opinaram. Outros candidatos não ultrapassam os 5% de intenções de voto. Considerado apenas os votos válidos, Serra alcança com 66% dos votos, Mercadante com 22% e o deputado Luiz Antonio Fleury Filho (PTB), ex-governador do Estado, com 7%.
Segundo Urubatan Helou, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo (Setcesp), que encomendou o levantamento, a pesquisa mostra Serra virtualmente eleito. Isso porque o índice de rejeição do tucano na pesquisa é um dos menores: 18%, contra 31% de Quércia e 24% de Mercadante.
Expectativa de vitória
O Ibope perguntou também a expectativa do eleitorado sobre quem venceria as eleições para o governo do Estado. A amostra indica que 60% apostam em Serra, 10% em Mercadante e 5% em Quércia. No grau de conhecimento dos candidatos pelo eleitorado, Serra tem 68%, Quércia 51% e Mercadante, apenas 21%.
Para o gerente de Projetos do Ibope Opinião, Maurício Tadeu Garcia, Mercadante é o candidato que tem o espaço maior para crescer, por causa do baixo nível de conhecimento dele entre o eleitorado.
A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 4 de junho com 1.204 eleitores em 62 municípios do estado. O registro no Tribunal Regional Eleitoral tem o número 725034/2006.