Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Agora, Palocci só fala sobre gripe aviária

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agora, Palocci só fala sobre gripe aviária

Congresso em Foco

5/6/2006 17:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nada de economia, política ou denúncias de corrupção. Em suas duas primeiras entrevistas após deixar o Ministério da Fazenda, em 27 de março, Antonio Palocci só falou sobre gripe aviária, assunto das palestras que tem dado desde o mês passado para executivos de grandes empresas.

Médico sanitarista, Palocci disse que voltou para a profissão original e procura agora dedicar-se à medicina social, sua velha paixão, "num tema que tem efeito sobre a minha mais recente paixão, a economia, já que uma pandemia de gripe aviária vai trazer um efeito econômico importante", disse ao jornal A Cidade.

"O comércio de aves tem sofrido bastante, com uma queda de 25% no consumo de frango. Mas os prejuízos decorrentes de uma pandemia seriam muito maiores, você poderia ter uma paralisação de serviços essenciais, redução do comércio mundial, das atividades de turismo, de negócios. Ou seja, um impacto sobre a economia extremamente forte", relata Palocci.

Como especialista da gripe aviária, o ex-ministro disse que suas palestras têm "os objetivos de informar e alertar para a gravidade do problema". Ele chamou a atenção para a probabilidade de uma pandemia de gripe aviária. Para que isso ocorra, ele explicou que falta apenas o vírus causador da doença, o H5N1, ser transmissível de pessoa para pessoa.

"Hoje já está mais ou menos estabelecido que se você conviver com uma pessoa doente, pode se infectar. Na Indonésia, em uma mesma família, morreram sete das oito pessoas contaminadas. Mas esse tipo de transmissão não é suficiente para provocar uma pandemia. Para isso, o vírus tem de desenvolver uma capacidade de transmissão igual à da gripe comum", relatou Palocci.

Palocci não descartou sua volta à política. Na única parte da entrevista em que deixou transparecer essa possibilidade, ele afirmou que a retomada da carreira de médico sanitarista é permanente, mas admite que "isso não quer dizer que eu não possa vir a fazer uma atividade política".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PMDB recusa vaga de vice de Lula

Mensaleiro participa de cerimônia no Planalto

Em pé de guerra, CPI dos Bingos lê relatório na quarta

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES