Assustados com os termos médicos utilizados no laudo apresentado ontem pela defesa de Silvio Pereira ao Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares do PT podem pedir hoje, antes do depoimento do ex-secretário do PT à CPI dos Bingos, que uma junta médica do Senado o examine.
O laudo médico, assinado por pelos médicos Ricardo Bittencourt Nepomuceno e Charles Louis Kiraly, da Clínica Saint Germain, de Taubaté (SP), fala inclusive num possível quadro suicida de Silvinho. Os médicos diagnosticam distimia, ou seja, depressão crônica cujo tratamento está associado a antidepressivos, e sugerem a internação do paciente.
O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse poderia acionar a junta médica caso a defesa do ex-secretário petista alegasse a impossibilidade de ele prestar depoimento por questões de saúde.
O depoimento de Silvio Pereira está marcado para as 11h. A CPI dos Bingos já havia aprovado a convocação de Silvio Pereira em novembro passado, mas ele conseguiu evitar o depoimento, amparado por liminar do STF. Porém, os parlamentares decidiram reavivar a audiência depois que o ex-petista revelou, em entrevista ao jornal O Globo, fatos novos a respeito do mensalão.
Segundo Silvinho, o plano do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza era arrecadar R$ 1 bilhão com o esquema. Ele afirmou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha voz ativa dentro do partido mesmo depois de assumir a presidência, mas não deixou claro se ele sabia da existência do valerioduto.