O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) é o novo relator da representação contra o deputado Vadão Gomes (PP-SP) no Conselho de Ética. Valverde foi indicado pelo presidente do colegiado, Ricardo Izar (PTB-SP), para substituir o deputado Moroni Torgan (PFL-CE), cujo parecer foi derrubado ontem pelos integrantes do órgão. O relatório do pefelista recomendava a cassação de Vadão, acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões do empresário Marcos Valério de Souza.
Após a rejeição do seu parecer, Torgan anunciou que deixaria o Conselho. Ele disse que só estava esperando o resultado da votação para se afastar do colegiado. O novo relator tem o prazo de duas sessões para apresentar o novo parecer, que será pela absolvição do paulista. A expectativa é de que Vadão seja absolvido também pelo Plenário, aumentando para 11 o número de deputados acusados de envolvimento com o mensalão que se livraram da cassação.
Entre os 19 envolvidos no escândalo do mensalão, apenas três foram cassados: Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE). Outros quatro renunciaram ao mandato para não enfrentar processo. Ontem, o Plenário absolveu
Josias Gomes (PT-BA).