Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senadores votam emendas à PEC do Fundeb

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senadores votam emendas à PEC do Fundeb

Congresso em Foco

3/5/2006 12:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado retomou hoje a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 9/06, que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb). Os senadores analisam as emendas apresentadas à proposta que amplia o financiamento do ensino fundamental público. O parecer favorável, na forma de substitutivo, foi aprovado na última quarta-feira.

Das 38 emendas oferecidas ao projeto, a CCJ já aprovou duas, apresentadas pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP). A primeira delas preserva o valor real da complementação federal ao Fundeb, sem abrir precedente para a criação e constitucionalização de um indexador oficial. A outra emenda do líder veda a retenção ou qualquer restrição à entrega das receitas repartidas com os estados e municípios.

Aprovado em janeiro pela Câmara, o Fundeb substituirá o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). Enquanto o Fundef libera recursos para financiar apenas o ensino fundamental, o Fundeb é mais abrangente. O novo fundo também vai custear o ensino infantil, incluindo as creches, o ensino médio, as escolas rurais e os programas de alfabetização.

A verba federal para o fundo também é maior. A União se comprometeu a complementar os recursos quando, nos estados e no Distrito Federal, o valor anual por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. No atual Fundef, o Ministério da Educação investe, em média, R$ 570 milhões por ano para a complementação do fundo. Com o Fundeb, em quatro anos, o investimento federal será crescente, até atingir R$ 4,3 bilhões anuais em 2009.

O Fundeb tem vigência estimada até 2020. Será composto com 20% da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre Propriedade e Veículos Automotores (IPVA), e do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD), entre outros.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Oito partidos não prestaram contas à Justiça Eleitoral

CCJ aprova projeto sobre importação e comércio de gás

Lula indica novos ministros para o STJ

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

3

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

4

PEC da Blindagem

Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição

5

LEI MARIA DA PENHA

Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES