O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), rebateu as acusações de que o presidente Lula estaria utilizando o fato de o Brasil ter alcançado a auto-suficiência em petróleo para promover sua candidatura à reeleição. O PSDB entrou hoje com representação para suspender a propaganda veiculada pela Petrobras, referente à inauguração da plataforma P-50.
Berzoini comparou o governo Lula ao do tucano Fernando Henrique Cardoso e tratou como óbvia a participação do presidente da República na comemoração da marca atingida na semana passada pela estatal.
"É melhor termos um governo que inaugura plataformas do que um que afunda plataformas", disse Berzoini, em referência indireta à explosão que resultou no afundamento da plataforma P-36 da Petrobras, em 2001, durante o mandato de Fernando Henrique.
"Imaginar que no momento em que o País alcança a auto-suficiência em petróleo o presidente não possa participar não faz o menor sentido", acrescentou. Berzoini também atribuiu os ataques da oposição ao sistema de reeleição, que foi implantado no Brasil durante o governo Fernando Henrique. "Quem inventou a reeleição agora está reclamando das regras da reeleição", disse o presidente do PT.
Perguntado sobre o fato de a nova peça publicitária da Petrobras ter sido transmitida entre duas inserções partidárias do PT veiculadas na última terça-feira, Berzoini negou que tenha havido qualquer interferência do partido nesse sentido. As inserções foram veiculadas em conjunto com a peça da Petrobras na última terça-feira, na Rede Globo. "Dizer o contrário seria supor que eu tenho esse tipo de poder sobre a Rede Globo", disse Berzoini.