Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo quer evitar ida de Bastos ao Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo quer evitar ida de Bastos ao Senado

Congresso em Foco

22/4/2006 9:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Reportagem do jornal O Globo deste sábado afirma que o governo, seus líderes no Congresso e o próprio ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, tentarão evitar novo depoimento dele sobre a violação do sigilo do caseiro Francenildo Costa, desta vez no Senado. Segundo matéria assinada por Gerson Camarotti, a avaliação é que a oposição quer usar o episódio para sangrar a imagem do governo e a do presidente Lula, enquanto puder. Mas com o argumento de que é preciso racionalidade, os governistas vão tentar negociar com a oposição.

PSDB e PFL querem aguardar novo depoimento do ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso, na CPI dos Bingos, para depois tentar juntar nova munição contra Bastos. O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), atacou a iniciativa. Para ele, Bastos deixou claro no depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que não ajudou a montar a defesa do ex-ministro Antonio Palocci, acusado pela Polícia Federal de ser o mandante da violação do sigilo do caseiro.

Mas líderes da oposição no Senado reafirmam a disposição de, após ouvir Mattoso, convocar novamente o ministro. Alegam que ele deixou perguntas sem respostas na Câmara e que novas dúvidas poderão surgir a partir do depoimento de Mattoso. Para o líder da oposição na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), o presidente Lula ficou ainda mais fragilizado depois das explicações dadas por Bastos.

"O desbaratamento da organização criminosa que cerca Lula fragilizou ainda mais o presidente, reconhecidamente despreparado. Sem Dirceu, Palocci, Delúbio, Genoino, Waldomiro, resta ao presidente amparar-se no ministro. Lula precisa de tutela. Não distingue o que é certo do errado", avaliou Aleluia.

A oposição vai pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a colocar em votação o requerimento de convocação de Bastos, de autoria do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), tão logo a pauta de votações da Casa seja destrancada. Há três medidas provisórias obstruindo os trabalhos do Plenário.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

STF diz ser "difícil" acelerar inquérito do mensalão

MP processará acusados do mensalão por improbidade

Oposição acusa Lula de fazer uso político da Petrobras

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Armas

Porte de arma pode ser liberado a produtores, motoristas e empresários

2

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

3

Embargos

Bolsonaro ainda pode tentar novo recurso ao STF? Entenda

4

Judiciário

1ª Turma do STF forma maioria para negar recurso de Bolsonaro

5

Judiciário

Dino acompanha Moraes e vota por rejeitar recurso de Bolsonaro no STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES