O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, está de volta à Terra. A nave Soyus, comandada pelo norte-americano Bill McArthur e que também levava na tripulação o engenheiro de vôo russo Valery Tokarev, pousou no horário previsto, 20h45, em uma região erma do Cazaquistão.
A operação foi feita com absoluto sucesso e em total segurança. O resgate dos três astronautas mobiliza no momento quatro aviões e 16 helicópteros. A participação de Pontes na viagem espacial, durante oito dias, rendeu várias críticas ao governo brasileiro.
Para alguns cientistas, foi um erro a administração federal investir US$ 10 milhões no projeto, já que os recursos poderiam ser utilizados em ações que reclamam atenção prioritária.
Antes da operação de desembarque, em sua última entrevista coletiva concedida de dentro da nave espacial, Marcos Pontes rebateu tais argumentos: "Se alguém falasse a Santos Dummont que ele estava colocando o avião na frente dos balões, alguma coisa assim, ou na frente do seu tempo, hoje isso estaria provado errado. Todo o desenvolvimento que a gente faz é preciso de alguma coisa na frente, empurrando".