Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula veta "Lei do CPF Gratuito"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula veta "Lei do CPF Gratuito"

Congresso em Foco

7/4/2006 | Atualizado 8/4/2006 às 12:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente Lula vetou "integralmente, por contrariedade ao interesse público", um projeto de lei aprovado pelo Congresso que cria a inscrição gratuita do Cadastro das Pessoas Físicas (CPF).

Em mensagem presidencial publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União, Lula argumenta que a Receita Federal, responsável pela emissão do CPF, "não teria condições operacionais de atender, diretamente em seus balcões, milhões de cidadãos por ano, interessados nesse serviço, sem que isso trouxesse enormes e irreparáveis prejuízos às demais atividades do órgão", como "combate à sonegação fiscal e ao contrabando, além de transtornos aos próprios contribuintes".

Após ter ouvido o Ministério da Fazenda, Lula considerou que, além do "comprometimento das atividades de atendimento ao público", a proposta não havia sido incluída na peça orçamentária deste ano, que até agora não foi aprovada pelo Congresso. A matéria, salienta a mensagem presidencial, tampouco fez o cálculo de "impacto orçamentário-financeiro, bem assim como a origem dos recursos que financiarão as despesas".

"Portanto, o que a princípio poderia representar um benefício à população redundaria em um desserviço. A propósito, o conforto de uma rede de 14 mil pontos de atendimento, considerando o serviço prestado pelos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, seria anulado em razão do limitado universo de atendimento de que a Secretaria (da Receita Federal) dispõe, isto é, cerca de 500".

No ano passado, a Receita emitiu mais 6,5 milhões de inscrições novas, que, junto com outros atos referentes ao CPF, como renovações de cadastro, totalizam 17 milhões de atendimentos.

O projeto original (PL 601/99), de autoria do senador Luiz Pontes (PSDB-CE), tramitou no Congresso por sete anos. Atualmente, a inscrição custa R$ 5,50. Serviços como renovação do documento também são pagos. A proposta, remetida para sanção presidencial no dia 17 de março, isentava todos os serviços referentes ao cadastro.

Para derrubar o veto de Lula, o Congresso terá de contar com o apoio de, pelo menos, 257 dos 513 deputados e de 41 dos 81 senadores.

A única vez que um veto do governo Lula foi derrubado ocorreu em agosto passado, quando, com o apoio do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), foi restabelecido aumento de 15% para os funcionários do Legislativo Federal. (Ricardo Ramos)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MANDATO MANTIDO

Eduardo Bolsonaro nega renúncia e tenta intimidar servidores da PF

2

Legislação

Deputado Marcos Pollon quer criar o programa Minha Primeira Arma

3

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula, Petro e três presidentes assinam artigo contra o autoritarismo

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Licença de Eduardo Bolsonaro expira, dando início à contagem de faltas

5

Direitos das mulheres

Padre João propõe feriado nacional no Dia da Mulher

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES