O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, aceitou convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para assumir a vice-presidência Finanças e Administração do organismo internacional. O nome de seu sucessor ainda não foi divulgado. O mais cotado para assumir o posto de secretário do Tesouro é Alexandre Tombini, diretor de Assuntos Especiais do Banco Central.
O pedido de demissão foi apresentado hoje ao novo ministro da Fazenda, Guido Mantega. "O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Vieira Ferreira Levy, confirma que aceitou o convite do presidente Luis Alberto Moreno para ocupar a vice presidência de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID", informou, por nota, o Ministério da Fazenda.
Levy foi convidado para ir para o BID no final do ano passado. No entanto, a pedido do então ministro Antonio Palocci, permaneceu no Tesouro por mais alguns meses. A demissão de Levy é a segunda baixa importante da pasta desde a saída de Palocci. Ainda ontem, Murilo Portugal anunciou sua saída da secretaria-executiva do ministério.