Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tião Viana pede quebra de sigilo de caseiro

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tião Viana pede quebra de sigilo de caseiro

Congresso em Foco

20/3/2006 | Atualizado às 19:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O senador Tião Viana (PT-AC) encaminhou à Mesa Diretora do Senado um requerimento em que solicita a quebra total do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo, de janeiro até agora. O petista disse que, além da conta poupança - cujo sigilo foi divulgado pela imprensa na semana passada sem autorização da Justiça -, quer eventuais informações sobre cartões de créditos e contas correntes do caseiro.

Viana argumentou que só assim cessarão as críticas de que o governo operou a divulgação de dados da conta poupança de Nildo na Caixa Econômica Federal para a revista Época na última sexta-feira. "É preciso que a verdade mostre que ele (Francenildo) é um homem de bem, que não recebeu dinheiro de ninguém (para fazer as denúncias)", disse.

Pouco depois de encaminhado o pedido, Nildo telefonou, a cobrar, para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e disse-lhe que estaria disposto a abrir seus sigilos. Em seguida, fez um apelo. "Espero que os ricos que estão sendo investigados façam o mesmo", relatou o tucano em plenário, sobre a conversa que teve há pouco com o caseiro.

O site da revista divulgou, com base em extratos bancários, que o caseiro recebera R$ 38 mil entre janeiro e março. No mesmo dia, Nildo convocou uma entrevista para falar do assunto e disse que havia recebido, na verdade, R$ 25 mil.

A oposição criticou o pedido de Viana, que na semana passada também encaminhara ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de liminar para suspender o depoimento do caseiro à CPI dos Bingos. "O sigilo já foi aberto. Querem abrir porta arrombada", afirmou o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). "O caseiro não cometeu crime algum, só o de denunciar o ministro da Fazenda (Antonio Palocci)", disse o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN).

Nildo ficou famoso ao revelar, no início da semana passada, que o ministro da Fazenda freqüentava a mansão alugada pela chamada "república de Ribeirão Preto" em Brasília para promover festas e repartir recursos levantados ilegalmente no município paulista. Segundo o caseiro, Palocci esteve mais de dez vezes na casa, que fica no Lago Sul, bairro nobre da cidade.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PF abre investigação para apurar quebra de sigilo

Caixa investiga violação de sigilo de caseiro

Caseiro entra com ação para apurar quebra de sigilo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES