O ex-deputado José Dirceu (PT-SP) vai apresentar recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reaver o seu mandato, cassado em 1º de dezembro do ano passado. Além de ficar sem sua cadeira na Câmara, o petista perdeu os direitos políticos por dez anos e só poderá se candidatar novamente a cargos eletivos novamente em 2016.
O advogado de Dirceu, José Luiz Oliveira Lima, já aprontou o recurso e deve protocolá-lo no STF até 15 de março, conforme informou o Blog do Josias. O advogado está de férias nos Estados Unidos e deve retornar ao Brasil esta semana para dar os últimos retoques no texto. Dirceu, que passa o feriado de Carnaval em Cuba, já deu o sinal verde para o encaminhamento da ação.
Depois que a Câmara anunciou a cassação de seu mandato, José Dirceu disse que não pensava em recorrer da decisão. Porém, desde dezembro cogita a hipótese de apelar junto ao STF para reaver sua vaga na Casa e acredita que tem chances para sair vitorioso.
O petista foi acusado de operar o pagamento de mesadas pelo PT a parlamentares do PP e do PL para que eles dessem apoio ao governo na Câmara - o chamado mensalão. A cassação de mandato foi sugestão do Conselho de Ética.
O relator do processo de cassação de Dirceu no órgão, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), argumentou que a pessoa responsável pela articulação política do Planalto no Congresso teria sido, no mínimo conivente, ao não perceber a existência de um esquema como o mensalão. Por isso, recomendou a perda de mandato.