Em pesquisa mundial realizada pela consultoria Pricewaterhouse Coopers (PwC) e divulgada no 36° Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), 79% dos empresários brasileiros elegeram a corrupção como a principal preocupação do setor. Eles apontaram a corrupção como um dos maiores desafios para suas atividades (47%), enquanto que para 32% a corrupção é um desafio significativo.
Foram ouvidos 1.400 empresários, 49 deles brasileiros. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a inquietação com a corrupção é comum aos empresários de países em desenvolvimento, ao contrário do que acontece com seus colegas do mundo rico, que se preocupam mais com o terrorismo.
Para 42% dos brasileiros entrevistados, o câmbio é outro motivo de preocupação entre os empresários. A pesquisa também aponta que o Brasil tem pouca atratividade para se fazer investimentos - apenas 46% dos entrevistados em todo o mundo mostraram algum interesse em investir no Brasil. O país perde para um de seus maiores concorrentes ao mercado europeu, a Rússia, preferida por 48% dos pesquisados.