Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/12/2009 14:07
Eduardo Militão
O presidente Lula passa este fim de semana descansando em Brasília. Na segunda-feira (28), ele tem reunião com a junta orçamentária do governo, com representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento.
Na semana passada, o Congresso aprovou o orçamento de 2010, com valor de R$ 1,8 trilhão. O problema é que a oposição diz que um acordo com o relator, deputado Geraldo Magela (PT-DF), foi quebrado e chega a sugerir a cassação do mandato do petista.
Tudo porque Magela inseriu 2 mil emendas de relator pouco mais de 24 horas antes da aprovação da matéria, que só saiu do plenário às 23h32 de terça-feira, último dia de trabalho do Legislativo. O relator aceitou converter as emendas em emendas de bancada estadual.
Mas o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), afirma que não deveriam ser eliminadas as obras para a Copa do Mundo de 2014.
A reunião de Lula com a junta orçamentária será às 16h30, na sede provisória do governo, o Centro Cultural do Banco do Brasil - o Palácio do Planalto está em obras, que só terminam em março.
Antes disso, o presidente despacha com os ministros das Minas e Energia, Edison Lobão, e da Educação, Fernando Haddad.
Às 11h30, Lula participa de cerimônia de sanção da Lei dos Taifeiros da Aeronáutica. Na prática, a norma permite que os militares do quadro de taifeiros obtenham promoções e aumentos salariais, mesmo quando estiverem aposentados. A lei vale para quem ingressou na Aeronáutica até 31 de dezembro de 1992.
Ao meio-dia, Lula assina decreto para reestruturar a Fundação Nacional do Índio (Funai). Às 16h, despacha com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e às 18h, com o ministro da Secretaria dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
Na terça-feira (29), o presidente vai a São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira