Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/10/2009 20:21
Rodolfo Torres
A Câmara aprovou nesta quarta-feira (21) substitutivo ao Projeto de Lei 3971/08, que exige nível superior aos professores da educação básica. A matéria vai ao Senado.
O deputado Iran Barbosa (PT-SE), que relatou a matéria na Comissão de Educação e Cultura, explica que seu parecer determinava que apenas os professores do ensino médio em diante deveriam possuir ensino superior. Contudo, um destaque aprovado em plenário estendeu essa exigência a todos os outros profissionais de ensino.
Para Barbosa, a elevação do nível de escolaridade dos professores é uma necessidade. Entretanto, considera, o aprimoramento dos que atuam na educação básica e fundamental deveria ser gradual. O petista destaca que conhece a realidade do ensino em localidades menores de seu estado, e que essas terão dificuldade em se adaptar à exigência.
"Não se afigura razoável condicionar a contratação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental com formação mínima de nível médio àquelas localidades onde comprovadamente não existam formados em nível superior", argumenta o petista no substitutivo analisado em plenário.
Após a aprovação dessa exigência, o parlamentar sergipano ressalta que é preciso "criar condições" para que os professores cumpram a exigência aprovada em plenário.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru