Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/1/2009 18:15
Levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o emprego na indústria recuou 0,6% em novembro de 2008. O resultado, comparativo ao mês de outubro do ano passado, é o pior desde outubro de 2003, quando o emprego no setor recuou 0,7%.
Ainda segundo o IBGE, o emprego na indústria permaneceu positivo, com 0,4%, na comparação entre novembro do ano passado e novembro de 2007. Apesar disso, essa é menor taxa desde outubro de 2006 (0,3%).
“Setorialmente, houve aumento do emprego em onze dos dezoito ramos pesquisados, sendo que as principais influências vieram de máquinas e equipamentos (6,3%), alimentos e bebidas (1,9%), minerais não-metálicos (7,5%), meios de transporte (4,1%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (4,9%). Em sentido contrário, vestuário (-9,8%), calçados e artigos de couro (-8,2%) e madeira (-9,9%) exerceram os principais impactos negativos na taxa global”, afirma o instituto.
Pressionaram positivamente o emprego na indústria os seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, além das regiões Norte e Centro-Oeste. Por sua vez, Santa Catarina, Pernambuco e Espírito Santo registraram números negativos na ocupação na indústria.
O IBGE também registrou que o número de horas pagas na indústria teve a maior queda desde janeiro de 2001, com 1,7% de redução. “As paralisações na produção e a concessão de férias coletivas não planejadas marcaram o setor industrial a partir de outubro, se ampliaram em novembro e estão na base dessa variação recorde”, explica o IBGE. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação