Com a decisão de ontem, tomada pelo presidente Lula, de afastar a diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (abin), o secretário de Planejamento da entidade, Wilson Roberto Trezza, responde a partir desta terça-feira (2) pela instituição.
Foram afastados da Abin o diretor-geral, paulo Lacerda; o diretor-geral adjunto, José Milton Campana; e o diretor de Contra-Inteligência, Paulo Maurício Fortunato Pinto.
A Abin é acusada de promover escutas clandestinas contra autoridades federais. Reportagem publicada na revista Veja desse final de semana revela um diálogo entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Neste momento, presta depoimento à CPI dos Grampos da Câmara o ministro do Gabinete de Segurança da Presidência da República, general Jorge Félix. Antes de ouvir o general Félix, a CPI aprovou requerimento de convocação do chefe de Segurança de Operações Especiais do STF, Ailton Carvalho de Queiroz, e de José Milton Campana. (Rodolfo Torres)