Alem da denúncia de que o presidente licenciado do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), elaborou um dossiê falso para desmoralizar o relator da representação que investiga o uso de laranjas para comprar empresas de comunicação (
leia mais), a revista
Veja desta semana traz uma entrevista com o economista José Amilton Barbosa que, segundo a publicação, teria sido o contador das empresas de Renan e do usineiro João Lyra entre 1999 e 2005.
Na entrevista, o contador confirma que o grupo chamado de O Jornal era de propriedade de
Renan Calheiros e de João Lyra e que cada um dos donos tinha um diretor administrativo para os representar. “Todo mundo sabia que o senador era dono de metade do jornal e da rádio”, garante.
Questionado se estaria disposto a contar tudo que sabe em depoimento no Conselho de Ética do Senado, José Amilton afirma: “Com certeza”.
Leia a íntegra da entrevista concedida ao editor da revista
Veja Alexandre Oltramari:
“O QUE O SENHOR SABE SOBRE A VENDA DO GRUPO O JORNAL? Entrei na empresa no dia 1º de julho de 1999 e saí em maio passado. Quando ocorreu a negociação, eu era supervisor contábil das empresas.
O SENHOR SABIA PARA QUEM O GRUPO O JORNAL ESTAVA SENDO VENDIDO?
Sim. Para o senador Renan Calheiros e para o grupo João Lyra.
COMO O SENHOR FICOU SABENDO DISSO?
Depois da venda, em 1999, O Jornal passou a ter dois diretores administrativos e financeiros. Um deles, que representava o grupo João Lyra, era Sérgio Luís Ferreira. O outro, do lado do senador Renan Calheiros, era José Queiroz de Oliveira. Os dois me falaram que os donos do negócio eram o senador e o grupo João Lyra.
O EMPRESARIO NAZARIO PIMENTEL, ANTIGO DONO DO GRUPO O JORNAL, CHEGOU A REVELAR AO SENHOR QUE O EMPREENDIMENTO ESTAVA SENDO VENDIDO A Renan Calheiros E A JOÃO LYRA?
Sim. Nazário Pimentel, José Queiroz, Sérgio Luís...Todo mundo sabia que o senador era dono de metade do jornal e da rádio.
EXISTEM RECIBOS QUE MOSTRAM QUE UM PRIMO DE Renan Calheiros, TITO UCHOA, FEZ PAGAMENTOS A NAZARIO PIMENTEL EM RAZÃO DA COMPRA DO GRUPO. O SENHOR CONHECE ELE?
Sim. Um dia ele ligou e me pediu que entregasse a ele toda a documentação contábil das empresas. Fui lá e a entreguei pessoalmente.
O SENHOR ESTA DISPOSTO A CONTAR AO SENADOR JEFFERSON PÉRES, RELATOR DO PROCESSO CONTRA Renan Calheiros NO CONSELHO DE ÉTICA, TUDO O QUE SABE?
Com certeza".