Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova projeto que visa diminuir leis federais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova projeto que visa diminuir leis federais

Congresso em Foco

24/10/2007 | Atualizado às 21:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os senadores aprovaram em plenário hoje (24) um projeto de resolução (PRS 43/07) que regulamenta o processo de consolidação das leis no Senado. A proposta é de autoria do presidente em exercício da Casa, Tião Viana (PT-AC). Segundo o senador, o PRS 43/07 visa disciplinar o excesso de leis no país, além de assegurar ao Senado a primazia na consolidação de leis federais.

Com a aprovação, serão incluídas no regimento interno da Casa regras de tramitação para os projetos de lei de consolidação (espécie de “jurisprudência” legislativa que visa a diminuição e a fusão de leis que versam sobre o mesmo tema). De acordo com Tião Viana, a Câmara e o Poder Executivo já fazem uso de tal mecanismo institucional, que torna mais célere a apreciação das leis.

O projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a plenário, onde teve relatoria de Demóstenes Torres (DEM-GO). Já na CCJ, a matéria teve como relator o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), com os trabalhos presididos por Marco Maciel (DEM-PE), um dos principais críticos no Senado do excesso de leis vigentes no país.

Videoconferência

O Senado também aprovou hoje um projeto de lei (PLS 139/06) que torna obrigatória a realização de videoconferência entre presos. A aprovação da matéria atende a reivindicação de diversos especialistas em sistema penitenciário.

De acordo com o projeto, o preso deverá ser ouvido no local em que cumpre a pena, diminuindo a possibilidade de fuga. Caso não seja possível realizar a videoconferência, por razões eventuais, um juiz se deslocará até o presídio para interrogar o infrator.

A matéria já havia sido aprovada na Câmara, e agora depende apenas da sanção presidencial para entrar em vigor.

Prescrição retroativa

Outra matéria aprovada hoje pelos senadores foi o projeto de lei da Câmara (PLC 19/07) que exclui a prescrição retroativa, alterando o texto do Código Penal. Trata-se de uma das providências adotadas no chamado “pacote antiviolência”, reação ao surto de ataques criminosos operados pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital no começo do ano, em São Paulo.

A proposição teve como relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), e segue agora para promulgação da Mesa Diretora. Segundo o relatório, a proposta impede que a prescrição continue a valer na fase de instrução processual, além de aumentar de dois para três anos o período prescricional para delitos cuja pena máxima seja inferior a um ano. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senado aprova indicação de ministros e diretores da Anac

<i>Prêmio</i> já registra mais de 120 mil votos

Governo pede prazo de sete dias para votar Emenda 29

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES