Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2007 | Atualizado às 14:38
O senador Cristovam Buarque (PDT) serviu de porta-voz a vários parlamentares no final da sessão plenária desta sexta-feira (5). Ele transmitiu o pedido de Heráclito Fortes (DEM-PI), Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP) e dele próprio para que o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), e o ex-presidente da república, José Sarney (PMDB-AP), revejam a decisão de afastar os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Cristovam lembrou ainda de seu próprio exemplo. Quando deixou o PT para se filiar ao PDT, perdeu sua vaga na Comissão de Educação. Mesmo considerando a decisão pertinente, já que a vaga era do partido, Cristovam recebeu a solidariedade dos colegas: o DEM (então PLF) indicou o senador para uma das vagas a que tinha direito na comissão. O senador do PDT sugere que agora o mesmo seja feito com Jarbas e Pedro Simon, que algum partido que tenha assento na CCJ indique os senadores. Cristovam afirmou que vai defender essa idéia junto ao seu partido, já que a sigla está com a suplência vaga na Comissão.
No fim da tarde de ontem, o líder do PMDB, Valdir Raupp, afastou Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon da CCJ, sem aviso prévio. Raupp declarou que a decisão não tem nenhuma relação com o caso Renan, mas que o partido precisava daqueles votos para poder reafirmar seu apoio ao governo em votações como a da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). (Camilla Shinoda)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora