Notícias

Emendas de Renan beneficiaram Mendes Júnior

31/5/2007
Publicidade
Expandir publicidade

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) apresentou, em maio de 2004 e junho de 2005, três emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias em benefício da empreiteira Mendes Júnior. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a obra era a construção de um cais de contêineres no porto de Maceió (AL).

Orçada em R$ 46,5 milhões, a obra foi contestada pelo Tribunal de Contas da União, que ordenou, em 2005, tomada de contas especial para averiguar possíveis irregularidades.

Segundo a Folha, quando Renan fez a primeira emenda, em 2004, a obra - iniciada em 2001- estava parada por falta de verba. O senador pediu, então, o aumento de 1% da meta de construção anual do cais. Graças ainda a uma emenda do ex-deputado João Caldas (PR-AL), a determinação na LDO daquele ano foi de fazer 24% do cais.

Em 2005, com a obra ainda parada, Renan propôs duas emendas à LDO em favor da construção do cais. Ambas foram parcialmente aprovadas. Na primeira, Renan pediu um acréscimo da meta de construção de 20%. Na segunda, acréscimo de 50%. No final, a lei previu que 8% do cais deveria ser construído no ano.

Por meio da assessoria, Renan disse que não se lembra de todas as suas emendas à LDO e que "vai continuar lutando para levar recursos para Alagoas". A Mendes Júnior negou qualquer influência sobre Renan e disse que o recente repasse de verbas mostra que as irregularidades apontadas pelo TCU não foram comprovadas. (Carol Ferrare)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos