Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/5/2007 | Atualizado às 9:42
O Senado aprovou um "apelo" pela reabertura do canal de televisão venezuelano RCTV, cujo sinal saiu do ar no domingo, por ordem do presidente Hugo Chávez.
Na moção aprovada ontem, que recebeu o apoio tanto de senadores da oposição quanto da base governista, os parlamentares brasileiros se manifestaram contrários à decisão do presidente da Venezuela de não renovar a concessão da maior emissora privada do país.
O requerimento foi apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Os únicos votos contrários ao texto foram dos senadores José Nery (Psol-PA) e Inácio Arruda (PCdoB-CE). Em seguida, o texto foi aprovado pelo Plenário da Casa.
Azeredo classificou o fechamento da TV, que fazia oposição a Chávez, como "uma atitude contra da democracia". O presidente da comissão, Heráclito Fortes (DEM-PI), criticou a falta de uma posição firme do governo brasileiro sobre o episódio que "cerceia a liberdade de imprensa na Venezuela e merece ser repelido com veemência pelas democracias do mundo inteiro". Por outro lado, José Nery e Inácio Arruda defenderam que o Brasil respeite a decisão do presidente venezuelano, ao ressaltarem que a Venezuela é uma democracia. (Edson Sardinha)
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem