Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF: bicheiro financiou campanha política em 2006

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PF: bicheiro financiou campanha política em 2006

Congresso em Foco

18/4/2007 8:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No inquérito da Operação Hurricane (Furacão), a Polícia Federal afirma que um dos bicheiros investigados, Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, comandou esquema de financiamento de candidatos a cargos políticos nas eleições de 2006.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o relatório diz que a deputada federal Marina Maggessi (PPS-RJ) recebeu recursos da organização criminosa por meio de recursos não declarados à Justiça Eleitoral (caixa dois). A intermediação do negócio teria sido feita pelo policial civil Fernando "Salsicha".

A deputada, que foi inspetora da Polícia Civil do Rio, nega ter recebido dinheiro do jogo do bicho e diz não acreditar que Fernando tenha usado o seu nome para levantar recursos de campanha. "Minha campanha foi paupérrima. No total, foi R$ 69 mil. Chega a ser ridículo um negócio desse, do jeito que a minha campanha foi pobre", disse Marina à Folha.

Na prestação de contas apresentada pela deputada à Justiça Eleitoral não há doações dos Guimarães ou de entidades de bingos.

De acordo com a PF, Capitão Guimarães e seu sobrinho Júlio César Guimarães Sobreira "atenderam à solicitação de vantagem indevida sob o título de contribuição para a campanha eleitoral da inspetora da Polícia Civil Marina Terra Maggessi de Souza". Os dois são ligados à associação que representa os bingos no Rio de Janeiro e foram presos durante a Operação Furacão.

Segundo a Folha, as informações contidas no inquérito da PF são baseadas em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Nos diálogos, Fernando falaria em nome da deputada ao conversar com o também policial civil Marcos Antonio dos Santos Bretas, o "Marcão", acusado de distribuir a propina oferecida pelos bicheiros.

Em um dos diálogos, Marcão diz a Fernando que "está entregue". "Tu é bom mesmo", teria sido a resposta. A transcrição do diálogo feita pela PF diz que, "nesse momento, Marina Maggessi, que está ao lado de Fernando, manda esse mandar um beijo para Marcão". (Edson Sardinha)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

A lei, ora, a lei...

Estilingue ou vidraça?

Os créditos de 2007

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

3

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

5

BLINDAGEM

PEC da Blindagem retoma regra que só abriu processo contra um deputado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES