Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/4/2007 | Atualizado às 7:47
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocupou 13 fazendas em oito estados (ES, GO, MA, PB, PE, SC, RJ e SP) e prédios públicos no Distrito Federal e no interior paulista nos últimos três dias.
Integrantes do MST, da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MATR) invadiram ontem a sede do Incra em Brasília, ocupando todos os 23 andares do prédio.
Eles reivindicam o assentamento de 1.800 famílias no entorno do Distrito Federal e a exoneração do superintendente do Incra do DF, Renato Lordello. No início da noite, os manifestantes aceitaram se deslocar para a garagem do órgão para iniciar as negociações com representantes do instituto.
Depois de ocupar uma área do Exército em Santa Catarina, no domingo, o MST decidiu deixar a área ontem. Cerca de 5 mil sem-terra chegaram a Salvador após marcha iniciada no dia 9 em Feira de Santana. Ainda na Bahia, os manifestantes ocuparam o prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Bom Jesus da Lapa.
As ocupações do MST fazem parte do chamado "abril Vermelho", promovido anualmente para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás (PA), que hoje completa 11 anos. No dia 17 de abril de 1996, 19 sem-terra foram mortos e 69 ficaram feridos em confronto com policiais militares. (Edson Sardinha)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem