Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/2/2007 6:57
Apenas um em cada três deputados esteve ontem na Câmara, na primeira sessão ordinária legislativa da nova legislatura. O painel do plenário da Casa indicou a presença de 142 (27,6%) dos 513 deputados empossados na última quinta-feira (1º).
Mas a ausência em sessões não-deliberativas, como a de ontem, não afeta o salário do parlamentar. Na Câmara, a presença só é cobrada nas sessões deliberativas porque disso depende parte da remuneração deputado.
Não se sabe qual foi o quorum no Senado. A Casa não aciona o painel de presenças nas sessões não-deliberativas.
Dos R$ 12,8 mil recebidos pelos deputados, R$ 8.029,5 variam de acordo com o comparecimento às sessões nas quais há votação. A regra foi criada por meio do Decreto Legislativo nº7/1995.
O decreto, no entanto, permite o abono das faltas nas sessões deliberativas por meio de dois expedientes: a licença médica e a chamada missão oficial autorizada.
Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que as faltas somadas pelos deputados nos últimos quatro anos chegam a 51.830, sendo que 48.668 foram justificadas e outras 3.162 ficaram sem nenhuma explicação (leia mais).
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil