Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministério estuda criar canais públicos de radiodifusão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ministério estuda criar canais públicos de radiodifusão

Congresso em Foco

5/1/2007 | Atualizado às 14:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A idéia de criar canais públicos de radiodifusão vem sendo estudada pelo Ministério das Comunicações. A atual rádio pública federal, a Rádio Nacional, a cargo da Radiobrás, não consegue atingir todos os municípios.  Com a criação do sistema de rádio nacional pública, o governo poderia ampliar o canal de comunicação com a população.

Hoje, a única maneira que o governo tem para se comunicar com todo o país via rádio é o programa Voz do Brasil, programa de notícias do Executivo, Legislativo e Judiciário federais. O programa é retransmitido pelas emissoras de rádio de todo o país entre as 19h e 20h. Se a rede funcionar, a Voz do Brasil poderá deixar de ser obrigatória.

O ministro Hélio Costa, encarregado de elaborar a proposta da rede nacional de rádio, disse nesta semana que a idéia é "tecnicamente viável". No entanto, ele reconhece que o projeto é "complicado", porque precisará envolver convênios com prefeituras, câmaras de vereadores, governos estaduais ou outras entidades para colocar emissoras de rádios em todos os municípios brasileiros.

"Acho que no momento em que você criar essa estrutura do rádio nacional você pode começar a conversar a possibilidade de acabar com a Voz do Brasil. Seria uma alternativa”, afirmou o ministro. Se a idéia prosperar, a rede deve levar ao menos dois anos para ser montada. A estrutura da Radiobrás pode ser usada como base para o projeto.

Em dezembro do ano passado, o jornalista Bernardo Kucinski, um dos principais formuladores da política do PT na área de comunicação e ex-assessor do Palácio do Planalto, defendeu a criação de uma rede de rádio pública, a partir das rádios Nacional do Rio e Nacional de Brasília.

“Outra parte da Radiobrás seria dedicada a informação oficial do Estado, campanhas de utilidade pública, e promoção da imagem do Brasil. Informação estatal, precisa e abundante. Poderia absorver em princípio a NBR, a Agência Brasil, TV Internacional e Rádios da Amazônia”, disse.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Entra em vigor lei que facilita divórcio e inventário

Ocupações de terra cresceram 17% em 2006

Anac exigirá de companhias avião reserva

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

4

Internacional

Trump anuncia encontro com Lula para discutir tarifaço

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES