Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI dos Bingos: aprovado relatório de Garibaldi

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI dos Bingos: aprovado relatório de Garibaldi

Congresso em Foco

20/6/2006 | Atualizado 21/6/2006 às 7:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Após uma longa disputa de forças com a base aliada, a oposição derrotou ontem o governo e conseguiu aprovar o relatório da CPI dos Bingos que pede o indiciamento de quatro empresas e 79 pessoas. Entre elas, o ex-ministro Antonio Palocci e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, amigo de Lula. O placar a favor dos governistas acabou sendo dilatado: 12 a 2.

A pedido da oposição, Garibaldi incluiu em seu texto um pedido para que o Ministério Público investigue se houve omissão da parte do presidente Lula em relação às irregularidades apuradas pela comissão. Sem incriminar o presidente, o texto aprovado menciona Lula em dois episódios - suposta doação irregular de empresários de bingos para sua campanha e envolvimento de assessores dele em cobrança de propina em prefeituras petistas (veja as principais conclusões da CPI).

O senador também recomendou o aprofundamento das investigações sobre o ex-ministro José Dirceu e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, no caso Santo André. A vitória dos oposicionistas não foi total porque eles queriam o pedido de indiciamento de Dirceu e Carvalho.

Antes da votação, Garibaldi fez um discurso exaltado defendendo sua posição e acabou recebendo o apoio do restante da oposição. "Eu não sou partidário do presidente Lula, engana-se quem pensa isso. Pelo contrário, estou sendo combatido, hostilizado pela base do PT no estado (Rio Grande do Norte). Não tenho motivo nenhum para agradar ao presidente, não conheci o senhor Gilberto Carvalho. É um problema de consciência, não posso sugerir o indiciamento de um homem que não merecia ter sua conduta tipificada. Não estou defendendo a inocência dele, não estou convencido, não quero (o indiciamento de Gilberto Carvalho)", disse o peemedebista.

Até o senador Magno Malta (PL-ES), que havia apresentado um voto em separado, decidiu votar a favor do relatório de Garibaldi porque o projeto que constava do parecer que legalizava os bingos vai à Mesa Diretora do Senado em conjunto com projetos que proíbem as casa de bingos - um dos quais, de sua autoria. Pela proposta original, os senadores discutiriam apenas a regulamentação dos bingos.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, está na lista dos indiciamentos por lavagem de dinheiro e crime contra a ordem tributária. O relatório pede o aprofundamento das investigações e critica o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) por divulgar um relatório mostrando irregularidades nas contas da empresa de Okamotto às vésperas da divulgação do relatório.

A CPI ficou impedida de investigar Okamotto em função de decisões judiciais e, de acordo com técnicos da comissão, por falta de colaboração do Coaf. Também por causa disso, o relator disse que não pôde analisar o pagamento de uma despesa do presidente Lula por Okamotto.

Apesar de já estar indiciado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Estadual, Antonio Palocci também está na lista de indiciamentos propostos pela CPI. O relatório pede investigação dos desvios de recursos públicos na prefeitura de Ribeirão Preto durante a gestão do petista. A comissão reforça os pedidos de indiciamento por formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa.

O governo reconheceu a derrota antes mesmo que o presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), começasse a colher os votos dos colegas. Depois de anunciado o resultado, o senador Tião Vianna (PT-AC) disse que, diante da derrota já iminente, havia liberado os demais aliados do governo a aprovarem o relatório final.

A alternativa apoiada pelo governo, apresentada por Magno Malta, autor do pedido de abertura da CPI dos Bingos, não continha nenhum pedido de indiciamento e proibia os bingos. Além do capixaba, o líder da oposição no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), também havia apresentado um voto em separado propondo alterações no relatório da CPI. Dias pedia que fossem incluídos na lista de indiciamentos os nomes de Dirceu e Carvalho.

Veja como votaram os senadores:

A favor: 12

Garibaldi Alves (PMDB-RN)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Wellington Salgado (PMDB-MG)
Antonio C. Magalhães (PFL-BA)
Romeu Tuma (PFL-SP)
Antero Paes de Barros (PSDB-MT)
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)
Augusto Botelho (PDT-RR)
Leomar Quintanilha (PC do B-TO)
Magno Malta (PL-ES)
Eduardo Suplicy (PT-SP)

Contra: 2
Ana Júlia (PT-PA)
Tião Viana (PT-AC)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Movimento pede mais transparência nas eleições

Ministro pressiona contra reajuste para aposentados

PF indicia mais 73 por invasão na Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES