Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Nove deputados recebem envelopes com fezes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Nove deputados recebem envelopes com fezes

Congresso em Foco

1/6/2006 19:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Os protestos contra o Congresso passaram da trivial manifestação nas galerias do plenário e chegaram ao nível escatológico. A segurança da Câmara informou nesta quinta-feira que nove parlamentares receberam envelopes com conteúdo bem inusitado: fezes.

O material foi enviado hoje para testes no Laboratório Central de Brasília, que deve contar com a ajuda da Fiocruz para analisar os resíduos. Embora ainda não haja confirmação oficial do que havia dentro dos envelopes, a Policia Legislativa informou que o conteúdo tinha "cheiro forte e aparência semelhantes ao de fezes".

Segundo a segurança da Câmara, seis envelopes chegaram hoje aos gabinetes e outros três na semana passada. A Câmara inicialmente evitou confirmar o episódio, mas acabou revelando o caso depois que vários deputados confirmaram ter recebido o desagradável presente.

Os envelopes estavam endereçados para os deputados Gilmar Machado (PT-MG), João Fontes (PDT-SE), Vadão Gomes (PP-SP), Iara Bernardes (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Durval Orlato (PT-SP), Irineu Colombo (PT-PR), José Janene (PP-PR) e João Alfredo (PSOL-CE).

Dessa lista, Mentor, Vadão e Janene foram acusados de envolvimento no mensalão. Os dois primeiros já enfrentaram julgamento na Câmara e escaparam da degola. Na terça-feira, os deputados devem decidir o destino de Janene, que tende a ser cassado. Nenhum deles chegou a ter acesso às cartas, que foram interceptadas pela segurança antes que fossem parar nos gabinetes.

Algumas das cartas tinham remetentes com nomes árabes e foram encaminhadas de São Paulo. Em outras, o resíduo estava enrolado em papel higiênico.

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), reagiu ao protesto. "O Congresso é um retrato da sociedade. Você tem pessoas boas e ruins. O importante é separar o joio do trigo. O que não pode haver é democracia sem Congresso, sem representação da sociedade. As pessoas que generalizam precisam primeiro pensar nisso", disse.

Gilmar Machado, um dos que recebeu o envelope, disse que entendeu o protesto como uma ameaça por ter assinado o pedido de criação da CPI das Sanguessugas. "Isso não me assusta, quando assinei os requerimentos das CPIs dos Bingos e dos Correios também sofri ameaça de morte. Isso não vai me coagir."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

STF mantém processo contra Janene na Câmara

CPI quer ouvir ex-secretário Furukawa sobre caso PCC

MP denuncia mais 33 sanguessugas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES