Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sem convocação extraordinária do Conselho

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sem convocação extraordinária do Conselho

Congresso em Foco

6/12/2005 | Atualizado às 22:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A reunião entre o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e os líderes partidários terminou sem acordo quanto à possibilidade de convocação extraordinária para garantir o funcionamento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara em janeiro. O presidente da Câmara antecipou seu posicionamento, contrário à convocação extraordinária em janeiro, no início da reunião. "A princípio, sou favorável à não-convocação, a não ser em situação extraordinária, como a que permitiria o funcionamento do Conselho de Ética."

Aldo apontou aos líderes pelo menos duas alternativas. "Vamos tentar mudar o Regimento Interno, para que o Conselho de Ética possa funcionar sem a convocação, ou simplesmente não faremos a convocação", propôs. Neste último caso, segundo o presidente da Câmara, serão estudadas soluções jurídicas para que o Conselho de Ética trabalhe mesmo sem qualquer convocação.

Os líderes da oposição, deputados Rodrigo Maia (PFL-RJ) e Alberto Goldman (PSDB-SP), querem a convocação extraordinária se não houver nenhuma garantia jurídica para o funcionamento do Conselho de Ética e das CPIs dos Correios e dos Bingos. "É um preço baixo que a sociedade deve pagar para retirar os que não merecem estar entre nós. É mais econômico ter certas figuras afastadas do nosso convívio", argumentou Goldman.

O líder do PSB, Renato Casagrande (ES), acha que a convocação extraordinária seria prejudicial à imagem da Câmara. "A convocação com despesas para o caixa público seria um desastre neste momento de alto descrédito da Casa. Seria fechar o ano de forma negativa", contrapôs. Como alternativa, ele sugeriu a alteração do Regimento Interno da Câmara para permitir o funcionamento do Conselho de Ética em janeiro.

O líder do PT, Henrique Fontana (RS), também é contra a convocação extraordinária. Ele prefere uma solução que permita o funcionamento do Conselho de Ética sem a convocação extraordinária ou a autoconvocação. "O que a Câmara não fez neste ano, ela fará no ano que vem."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Para advogado de Josias, cópias não são provas

Adiada para amanhã votação da legalização do aborto

Aprovados créditos para vítimas da seca na Amazônia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES