Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aldo prevê que plenário vote cassação <br> de Dirceu no dia 9

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aldo prevê que plenário vote cassação <br> de Dirceu no dia 9

Congresso em Foco

21/10/2005 | Atualizado 24/10/2005 às 10:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Logo após a entrevista do deputado José Dirceu (PT-SP), o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), abriu as portas do gabinete para falar aos jornalistas. De início, disse que, provavelmente, o processo de cassação do petista será votado em plenário no próximo dia 9. Segundo Aldo, só nesta data haverá quorum, por causa do feriado de Finados daqui a duas semanas, o que deve esvaziar a Casa. A eventual perda de mandato de Dirceu em plenário depende do voto favorável de, pelo menos, 257 deputados.





O presidente da Câmara anunciou a anulação da sessão plenária de hoje, depois de acolher recurso do deputado Nilson Mourão (PT-AC), apontando ausência de quorum mínimo. Com isso, ela não entra na contagem do prazo pedido pela deputada Angela Guadagnin (PT-SP) para apresentar o voto no processo de cassação contra Dirceu no Conselho de Ética. Mas, para não atrasar ainda mais a votação do parecer, a deputada concordou em retirar o pedido de vistas. Com isso, o Conselho pode definir na próxima terça-feira se aprova a cassação de Dirceu.





Aldo aproveitou a entrevista para negar que tem feito "manobras" para retardar a tramitação do processo contra Dirceu no Conselho de Ética. Ele reafirmou que a Casa apenas cumpre o Regimento Interno, que prevê, expressamente, a possibilidade de recurso contra decisão do presidente do Conselho de Ética. Foi o que fez Dirceu, ao recorrer da decisão do atual presidente, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), que negou a extinção do processo de cassação, requerida pelo próprio autor do pedido, o PTB. Aldo disse que cumprir o Regimento é o melhor que pode fazer pela imagem da Casa.





Retomada das votações


Aldo conta com a retomada das votações, prejudicadas pelo andamento das CPIs, dos processos no Conselho de Ética e pelo conflito de interesses entre líderes quanto à votação de medidas provisórias. Aldo disse que não pretende pedir a convocação extraordinária, para resguardar a votação de projetos prioritários, mas não afastou totalmente a hipótese.





Entre as matérias que pretende colocar em votação, Aldo listou: o reajuste dos militares (PL 6031/05), a resolução que disciplina a mudança de partido (PRC 201/05), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Nepotismo (PEC 334/96), a verticalização das coligações partidárias (PEC 548/02), a reforma tributária e o Estatuto das Micro e Pequenas Empresas (Projeto de Lei Complementar 123/04).





Aldo assegurou que não vai se valer da pauta de votações, que pretende ver retomada, para retardar os processos de cassação contra os parlamentares.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mesa da Câmara dá mais prazo a Dirceu

Dirceu apresenta 12 motivos para não ser cassado

Dirceu diz que relator cria "evidências"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES