Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI dos Grampos convoca Dantas e De Sanctis

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI dos Grampos convoca Dantas e De Sanctis

Congresso em Foco

26/3/2009 12:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36547" align="alignleft" width="300" caption="CPI: novas revelações justificam convocação de Dantas"]CPI: novas revelações justificam convocação de Dantas[/caption]

Daniela Lima
Os deputados que compõem a CPI que investiga escutas clandestinas decidiram, na manhã de hoje (26), convocar o banqueiro Daniel Dantas para prestar novo depoimento.
 
Os parlamentares também aprovaram a convocação do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo. Dantas foi preso pela Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha e Sanctis o havia condenado por prática de crimes financeiros em seu primeiro julgamento.

A CPI já havia feito, no início deste mês, uma série de convocações, entre elas a do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz (que coordenou a Operação Satiagraha) e do ex-diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. Durante a CPI, que completa 15 meses de trabalhos em abril, os deputados já tinha convocado Dantas, Protógenes e Lacerda. Todos falarão à comissão pela segunda vez.

Já a convocação de De Sanctis é resultado da negativa do juiz em fornecer à CPI mais dados sobre a Operação Satiagraha. Durante o trabalho do colegiado, ele negou aos deputados o acesso aos autos do processo sobre a investigação da PF.

De Sanctis também já foi ouvido pelos parlamentares, mas se negou a dar detalhes do processo sobre a Satiagraha, alegando que este corre em sigilo judicial.

Os integrantes da CPI justificaram as novas convocações dizendo que as últimas revelações feitas pela imprensa sobre a Operação Satiagraha trazem novos elementos para a investigação parlamentar.

Satiagraha

A Operação da PF foi deflagrada em julho de 2008, quando foram decretadas as prisões do banqueiro Daniel Dantas e do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta.

A Satiagraha investigou crimes financeiros, que a PF afirma terem sido cometidos por Dantas, empresários e autoridades ligados ao banqueiro.
A operação tornou nacionalmente conhecido o delegado Protógenes Queiroz. Ele foi acusado, posteriormente, de ter utilizado informalmente agentes da Abin e ter espionado autoridades para concluir as investigações da Satiagraha.

Protógenes foi indiciado pela PF, no último dia 18, por quebra de sigilo funcional e violação da lei de interceptações. O delegado nega que tenha cometido arbitrariedades durante as investigações da Satiagraha.

Protógenes será ouvido na CPI dos grampos no dia 1º de abril. O depoimento dele é aguardado com ansiedade pelos parlamentares. Protógenes prometeu responder pontualmente a todas as perguntas dar nomes e "individualizar condutas".

Leia também:
Protógenes: "PF não quer mexer mais com peixes graúdos"

Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico de Protógenes

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara

Capitão Alden quer dedução no IR para gastos veterinários

2

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

3

Prioridade

Projetos de combate à fome entram na pauta prioritária da Câmara

4

Julgamento STF

STF recebe 3 mil inscrições para julgamento de tentativa de golpe

5

Direito dos estudantes

Tabata Amaral propõe ampliar prazos e bolsas a pais no ensino superior

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES