Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Nos Emirados Árabes, Lula defende criação de "G20 pela paz"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agenda internacional

Nos Emirados Árabes, Lula defende criação de "G20 pela paz"

O presidente Lula (PT) defendeu a criação de um "G20 pela paz", um grupo político-econômico para debater questões como guerras e violência.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Caio Matos

16/4/2023 16:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nos Emirados Árabes, Lula assinou uma série de acordos de cooperação em áreas como comércio, esporte e inteligência artificial juntamente com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nos Emirados Árabes, Lula assinou uma série de acordos de cooperação em áreas como comércio, esporte e inteligência artificial juntamente com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em agenda internacional desde o início da semana passada, o presidente Lula (PT) defendeu neste domingo (16) a criação de um "G20 pela paz", um grupo político-econômico para debater questões como guerras, violência e taxas de juros. A fala foi feita em entrevista coletiva nos Emirados Árabes Unidos, antes de Lula retornar para o Brasil. "Todo mundo sabe que eu já propus a criação de uma espécie de G20 pela paz. Quando houve a crise econômica de 2008, rapidamente nós criamos o G20 para tentar salvar a economia. Agora é importante criar um outro G20 para acabar com a guerra e estabelecer a paz", disse o presidente, durante coletiva em Abu Dhabi. O G20 é composto pelos representantes das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Segundo Lula, o grupo poderia estar se reunindo para "discutir a questão da inflação, taxa de juros, violência, que é grave em muitos países do mundo". "Nós estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não quer a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Nós precisamos convencer as pessoas que a paz é a melhor forma de estabelecer qualquer processo de conversação", defendeu. Lula apontou que os Estados Unidos e a Europa acabam contribuindo para a continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia e destacou que nem o presidente russo, Vladimir Putin, e nem o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tomam iniciativas para encerrar o conflito. "A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra. A paz está muito difícil", pontuou Lula.

Acordos comerciais

Nos Emirados Árabes, Lula assinou uma série de acordos de cooperação em áreas como comércio, esporte e inteligência artificial juntamente com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan. "A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial", disse o presidente nesse sábado (15). Na China, o presidente firmou 15 acordos em áreas como energias renováveis, comunicação, indústria automotiva, agronegócio, linhas de crédito verde, tecnologia da informação, saúde e infraestrutura. Lula também se encontrou com o presidente do país asiático, Xi Jinping.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Rússia g20 Emirados Árabes viagem internacional guerra na Ucrânia

Temas

Economia Governo Nota

LEIA MAIS

guerra

Entidade de ucranianos no Brasil pede a Lula que não os traia

base do governo

Psol critica arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula

discurso com deboche

Governo Lula defende julgamento de Nikolas Ferreira por homotransfobia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Direitos trabalhistas

Deputados propõem piso salarial para policiais e bombeiros

2

Educação

Piso salarial de profissionais de educação básica avança na Câmara

3

SEGURANÇA PÚBLICA

Prisões domiciliares crescem 4000%; Congresso atua para regulamentar

4

LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalistas abandonam o Pentágono em protesto por restrição à imprensa

5

Direitos Ambientais

Câmara aprova "ECA Ambiental" para integrar infância e natureza

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES