Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Collor pode lançar candidatura ao Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Collor pode lançar candidatura ao Senado

Congresso em Foco

28/8/2006 | Atualizado às 19:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aliados do ex-presidente Fernando Collor (PRTB) informam, de Maceió, que ele decidiu concorrer ao Senado por Alagoas nas eleições deste ano. Segundo disse hoje à tarde ao Congresso em Foco o deputado estadual Cícero Ferro (PMN), o pedido de registro de candidatura será encaminhado no mais tardar até amanhã ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado.

De acordo com o deputado, Collor estaria tentando reunir a documentação necessária para dar entrada na candidatura ainda hoje. A data (28/8) estaria mais de acordo com o número escolhido para representá-lo nas urnas: 288.

A data não é confirmada, porém, por outros políticos ligados ao ex-presidente. Conforme notícia publicada no final da tarde pelo site Alagoas 24 Horas, Collor só confirmará a decisão de disputar o Senado na próxima sexta-feira, dia 1º (leia a íntegra da notícia). Especula-se que o prazo será usado para verificar se o ex-governador alagoano Ronaldo Lessa (PDT) será mesmo impedido de concorrer.

Como começou 

Na última terça-feira (22), Cícero Ferro interrompeu uma sessão da Assembléia Legislativa de Alagoas, que tinha cinco projetos na pauta de votação, para anunciar que Collor decidira entrar na disputa eleitoral. A princípio, poucos acreditaram. Na sexta-feira, porém, Eraldo Firmino formalizou a renúncia à candidatura ao Senado pelo PRTB, abrindo assim a vaga para o ex-presidente.

Uma das possíveis razões para a decisão de Collor é a expectativa de que a Justiça eleitoral negue a Ronaldo Lessa, favorito na corrida para o Senado até agora, o direito de se candidatar. Ele foi acusado pelo prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PTB), por prática de crime eleitoral nas eleições municipais de 2004. Segundo a denúncia, Lessa reuniu funcionários públicos estaduais para orientá-los a votar e pedir votos para seu candidato à prefeitura de Maceió, Alberto Sextafeira (PDT).

A ação já foi julgada pelo TRE, que aceitou a acusação, negando o registro para a candidatura do ex-governador. Lessa então recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está para julgar a questão nos próximos dias.

As últimas pesquisas realizadas em Alagoas apontam o deputado federal José Thomaz Nonô (PFL) como o segundo colocado na disputa pelo Senado, mas muito atrás do ex-governador Ronaldo Lessa.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Aldo prevê fim do voto secreto em breve

TREs negam 1.535 candidaturas em todo o país

Deputado pede fiscalização das emendas de tratores

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES