Neste ano, o Ministério da Saúde ainda não pôde monitorar, por falta de dados, a contrapartida de 68% das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. É o que revela reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
Isso significa que 4,987 milhões de famílias beneficiadas no programa não foram acompanhadas no último semestre em relação a questões como vacinação de crianças. Os dados são parciais porque o ministério ampliou o prazo para que os municípios repassem os relatórios de acompanhamento, feitos a cada seis meses. A legislação prevê o repasse até 30 de junho.
O curioso é que, do ano passado para 2006, o índice piorou: no segundo semestre de 2005, não havia acompanhamento na área de saúde para 67,2% das famílias atendidas. Nos seis primeiros meses de 2006, o percentual subiu para 69,1%.
Na educação, houve melhoria do acompanhamento. Nesse caso, a obrigatoriedade é manter a criança na escola. Em 2004, não havia monitoramento para 49% das famílias. O índice caiu para 22,5% em agosto/setembro de 2005 e voltou a subir, para 35%, em fevereiro, março e abril deste ano.