Publicidade
Expandir publicidade
Corregedor de justiça busca investigar se desembargador descumpriu determinação do STJ ao tentar prender Tacla Duran. Foto: Reprodução
Em um depoimento de mais de 50 minutos, todo gravado, ao qual o Congresso em Foco teve acesso, o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran fez em pelo menos três oportunidades acusações diretas de extorsão contra o senador Sergio Moro (União-PR) e o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) quando, eram, respectivamente, juiz e procurador da Operação Lava Jato. O depoimento foi concedido ao juiz federal Eduardo Fernando Appio, na tarde de segunda-feira (27).
O processo em questão investiga esquema de pagamento de propina a políticos por parte da empreiteira, uma das principais estruturas de corrupção descobertas pela Operação Lava Jato.
"O que eu estou querendo demonstrar para Vossa Excelência é que essa situação é uma prática comercial. Corriqueira, imposta e provavelmente até pouco tempo. Eu não cedi porque eu nunca admiti criminalizar a advocacia e minha profissão. Eu não entreguei cliente meu e não iria entregar. E esse é o problema", disse o advogado.
Confira os momentos:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tCiUzL6DQPA&embeds_widget_referrer=https%3A%2F%2Fwhatsapp.com&embeds_euri=https%3A%2F%2Fweb.whatsapp.com%2F&embeds_origin=https%3A%2F%2Fweb.whatsapp.com&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title[/embed]
O advogado afirmou à Justiça que tem provas de que pagou US$ 613 mil a advogados ligados à advogada e hoje deputada federal Rosangela Moro (União-SP), esposa de Sergio Moro. “O que eu 'tô' querendo mostrar à Vossa Excelência é que essa situação era uma prática comercial, corriqueira, imposta. Que provavelmente durou até pouco tempo, se não agora”, destacou Tacla.
O depoimento foi prestado à 13ª Vara Federal de Curitiba e conduzido pelo juiz federal Eduardo Fernando Appio. O processo em questão investiga esquema de pagamento de propina a políticos por parte da empreiteira, uma das principais estruturas de corrupção descobertas pela Operação Lava Jato.