Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Saída pela esquerda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Saída pela esquerda

Congresso em Foco

26/9/2005 | Atualizado 27/9/2005 às 10:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em meio à maior crise de sua história, o Partido dos Trabalhadores perdeu nesta segunda-feira (26) para o PMDB a condição de maior bancada da Câmara. Os deputados Ivan Valente (PT-SP), Chico Alencar (PT-RJ) e Orlando Fantazzini (PT-SP) anunciaram que estão trocando o PT pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), da senadora Heloisa Helena (AL).

Com isso, a bancada do PT cai de 88 para 85 deputados e passa a ser superada pelo PMDB, dono de 87 cadeiras na Casa. As baixas, no entanto, podem aumentar ainda mais esta semana, quando vence o prazo para que os candidatos às próximas eleições troquem de legenda. Pelo menos outros cinco deputados petistas podem deixar o partido: Paulo Rubem Santiago (PE), Walter Pinheiro (BA), Nazareno Fonteles (PI), Maninha (DF) e Dra. Clair (PR).

Outros dois petistas históricos também confirmaram a saída da legenda: os ex-deputados Plínio de Arruda Sampaio e Helio Bicudo. Na semana passada, o deputado João Alfredo (CE) trocou o PT pelo PSOL, caminho que será seguido por Plínio, que acaba de ser derrotado na eleição interna. Vice-prefeito de São Paulo na gestão de Marta Suplicy, Bicudo ainda não confirmou o seu futuro político. Fundadores do PT, os dois foram referência do partido na Assembléia Constituinte nos anos 1980.

Eleição no PT
No domingo, outros 400 petistas ligados ao movimento social em São Paulo anunciaram sua desfiliação. A saída do grupo está diretamente relacionada ao processo interno de eleição do PT. Com 98% dos votos apurados até o momento, o candidato do grupo ligado ao ex-ministro José Dirceu e dos demais petistas envolvidos nas denúncias investigadas pelas comissões parlamentares de inquérito, Ricardo Berzoini, lidera a disputa com 122.745 votos (42%).

O candidato do Campo Majoritário deve enfrentar um representante da esquerda do partido no segundo turno. A disputa pela vaga restante é das mais acirradas. Raul Pont, da Democracia Socialista, tem apenas 75 votos de vantagem sobre o terceiro colocado, Valter Pomar, da Articulação de Esquerda. Eles aparecem à frente de Plínio, que acumula quase 40 mil votos, ou 13,4% da preferência dos votantes, de acordo com as parciais divulgadas no sábado. O segundo turno será disputado no próximo dia 9. Ainda faltam apurar 4 mil votos de 403 pequenas cidades.

Mauro Passos (SC), outro deputado que cogitava trocar de sigla, confirmou ao Congresso em Foco que desistiu da idéia. Ele compõe a chapa de Raul Pont, que disputa voto a voto uma vaga no segundo turno das eleições internas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

O estica-e-puxa na Câmara

"Parece que fui presidente do PT sete anos sozinho"

De costas para o Planalto

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES