Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pesquisa revela o desenho do anti-Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Pesquisa revela o desenho do anti-Lula

Congresso em Foco

4/8/2005 11:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sylvio Costa


O levantamento realizado pelo Congresso em Foco permite utilizar os radares da elite parlamentar do país para lançar luz sobre os caminhos da sucessão presidencial. Os resultados estão entre os mais significativos produzidos pela enquete. Vejamos quais são eles:

1) Agora sem a imagem do candidato imbatível pintado até poucos meses atrás, Lula ainda é visto como o político com mais chances de se eleger presidente ano que vem. É o que pensam 33,8% dos deputados e 35,2% dos senadores entrevistados.

2) Os governadores tucanos Aécio Neves (MG) e Geraldo Alckmin (SP) emergem da pesquisa como os candidatos oposicionistas com maior potencial eleitoral. Aécio é considerado a melhor aposta para a sucessão de Lula por 24,3% dos senadores e 12,2% dos deputados.

3) Alckmin (com 15,5%) ficou à frente de Aécio na Câmara. Seu problema é o Senado, onde teve apenas 2,7% das menções, empatado com José Alencar, Palocci e Jefferson Peres.

4) A sempre cogitada candidatura do presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, não é levada a sério pelo Congresso. Apenas 2,8% dos deputados o apontam como o nome com mais chances de vitória em 2006. No Senado, absolutamente ninguém.

5) Curiosamente, os resultados de Jobim foram exatamente idênticos ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para nenhum dos 37 senadores ouvidos, o ex-senador FHC seria a melhor aposta para as próximas eleições presidenciais.

6) Modestas, ainda, são as chances eleitorais atribuídas a Serra (5,1% na Câmara e 8,1% no Senado), César Maia (1,9% e 8,1%, respectivamente) e Garotinho (7% e 5,4%).

7) Surpreende, por outro lado, o fato de o raramente lembrado vice-presidente José Alencar (com 7,5%) ter aparecido na Câmara como o quarto candidato com mais chances eleitorais. Entre os deputados, só perdeu para Lula, Alckmin e Aécio, nessa ordem.

"O anti-Lula começa a se desenhar", conclui o cientista político Paulo Kramer, professor da Universidade de Brasília e articulista do Congresso em Foco, destacando a força de Aécio e Alckmin nas apostas feitas pelos congressistas. "Também fica claro que o desencantamento com Lula não representa o reencantamento com Fernando Henrique".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

ENQUETE EXCLUSIVA: A cabeça e as previsões do Congresso

PFL expulsa deputado da Universal detido com R$ 10 milhões

Maioria incômoda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES