Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT entra com pedido de cassação de Onyx Lorenzoni

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT entra com pedido de cassação de Onyx Lorenzoni

Congresso em Foco

14/10/2005 | Atualizado 15/10/2005 às 16:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O PT entrou nesta sexta-feira com representação no Conselho de Ética em que pede a abertura de processo para cassar o mandato do deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) por quebra de decoro parlamentar. O PT argumenta que Lorenzoni quebrou o decoro quando divulgou, no último dia 6, informações falsas sobre o deputado e ex-ministro José Dirceu (PT-SP).



Na quinta-feira passada, Lorenzoni apresentou à CPI dos Correios, em sessão reservada, e à imprensa um documento acusando Dirceu de ter cometido crimes de falsidade ideológica e de responsabilidade. O ex-ministro, segundo o pefelista, teria recebido um empréstimo de R$ 14.322,51 do PT sem declará-lo em seu Imposto de Renda.



O ex-ministro da Casa Civil e o partido negaram que o dinheiro referia-se a um empréstimo. Com base em documentos, eles argumentaram que a dívida seria, sim, adiantamentos feitos a Dirceu, então presidente do PT, para cobrir despesas de viagens e outras atividades partidárias. SEgundo ambos, os débitos já foram pagos. Integrantes da CPI também desqualificaram, no dia da veiculação do suposto empréstimo omitido, a acusação do deputado.



No documento encaminhado ao Conselho de Ética, o PT sustenta que Lorenzoni fez chegar à imprensa as informações "de forma absolutamente precipitada e irresponsável". Ressaltou que Lorenzoni divulgou "documentos sigilosos", o que pode "comprometer a investigação em andamento". "Não é porque temos uma dívida com a sociedade que vamos admitir atos levianos e irresponsáveis", afirmou o deputado Wasny de Roure (PT-DF), que entregou o requerimento do partido ao conselho.



Onyx Lorenzoni classificou de "manobra diversionista e intimidatória" a representação apresentada contra ele pelo PT. Hoje, o deputado disse que não renunciará ao mandato antes que o processo por quebra de decoro seja aberto, possivelmente na próxima semana. "É um absurdo a Câmara pensar em propor a cassação de um investigador enquanto os corruptos estão livres", afirmou Onyx.



A representação do PT pode ser arquivada, caso o relator considere não haver provas da irregularidade, ou culminar na cassação de mandato. Na segunda hipótese, Onyx se tornaria inelegível por oito anos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Carlos Ayres relata recurso de petistas ameaçados de cassação

Legista morto elaborava novo relatório do caso Celso Daniel

Governo enxerta artigos em MP para "ressuscitar" MP do Bem

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES