Publicidade
Expandir publicidade
Para cientistas, governo persegue e sucateia a ciência. Foto: Pixabay
O presidente Lula anuncia nesta quinta-feira (16) reajustes que variam de 25% a 200% nas bolsas de graduação, pós-graduação, iniciação científica e Bolsa Permanência em todo o país. Na cerimônia, que será realizada a partir das 15h no Palácio do Planalto, Lula também vai oficializar o aumento no número de bolsas concedidas.
Pelas redes sociais, Lula comentou o anúncio. “Um dia importante para nossa educação, pesquisa e ciência”, comemorou. “O Brasil voltará a valorizar estudantes e nosso futuro”.
Leia também: Governo planeja o uso de ciência e tecnologia no combate à fome Primeira batalha de Luciana Santos: recuperar R$ 5 bi da ciência e tecnologia Universidades chegaram bem perto do colapso na pandemia Brasil: a crônica do negacionismo e seus efeitos na saúde do país Exclusivo: veja os planos do novo governo para ciência e tecnologia Diáspora científica: o drama da fuga de cérebros do Brasil para o exterior Em plena pandemia, recursos para ciência e tecnologia foram os menores desde 2014 Sem ciência própria, Brasil não se liberta dos seus grilhões Os reajustes das bolsas implicam aporte de R$ 2,38 bilhões em recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Investimentos que vão suprir instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Bom dia. Anunciaremos hoje o aumento das bolsas de graduação, pós-graduação, iniciação científica e Bolsa Permanência, que não tinham reajuste desde o governo Dilma. Um dia importante para nossa educação, pesquisa e ciência. O Brasil voltará a valorizar estudantes e nosso futuro.
— Lula (@LulaOficial) February 16, 2023