Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senador aciona STF para impedir sabatina de Jorge Oliveira para o TCU

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senador aciona STF para impedir sabatina de Jorge Oliveira para o TCU

Congresso em Foco

14/10/2020 | Atualizado às 19:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Alessandro Vieira protocolou emenda substitutiva que visa barrar interesses individuais e orçamento secreto (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Alessandro Vieira protocolou emenda substitutiva que visa barrar interesses individuais e orçamento secreto (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou na manhã desta quarta (14) um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a sabatina de Jorge Oliveira, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Oliveira é o atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Veja a íntegra do mandado de segurança. "O Senado não pode se portar como uma agência de emprego, formadora de 'cadastro de reserva'", afirmou o senador. Ele alega que a vaga ainda não existe, pois só será aberta em dezembro, com a aposentadoria do ministro José Múcio Monteiro. "A manifestação de vontade do atual Presidente do Tribunal de Contas da União, por ora, não faz surgir a competência do Presidente da República para indicar um nome e tampouco a do Senado Federal para apreciá-lo, pois enquanto não deixar a cadeira que ocupa, o TCU ainda terá nove Ministros e, por esse motivo, não há vaga a ser preenchida", pontuou o senador. "A República do jeitinho, do compadrio e do atropelo institucional já causou enormes prejuízos para o povo brasileiro. É preciso mudar esse roteiro desastrado e parte essencial reside em resgatar a caráter institucional do Senado", completou.

O TCU é o órgão que faz o controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país. O tribunal é composto por nove ministros, dos quais seis são indicados pelo Congresso e três pelo presidente da República - um de forma direta e outros dois escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que funciona junto ao TCU.

Sabatina
O senador Omar Aziz (PSD-AM) entregou hoje à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) parecer favorável à indicação de Jorge Oliveira. A votação da indicação na CAE está prevista para a próxima terça-feira (20). A análise pelo plenário do Senado está marcada para a quarta-feira (21). Para ser aprovado, o nome preciso do voto favorável de 41 dos 81 senadores. > Caso André do Rap eleva pressão sobre Maia por prisão em segunda instância
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TCU STF Jorge Oliveira Alessandro Vieira Supremo Tribunal Federal (STF) Alessandro Vieira (Cidadania-SE) Tribunal de Contas da União (TCU) indicado ao TCU

Temas

Judiciário Congresso

LEIA MAIS

Proteção ao Idoso

Comissão aprova programa de prevenção para violência contra idosos

Judiciário

Nunes Marques diverge da maioria no STF e vota por absolver Zambelli

JUDICIÁRIO

Zanin convoca sessão para o julgamento de Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JÚRI DE JORNALISTAS

Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco

2

Hytalo Santos

Influenciador que motivou mais de 30 projetos na Câmara é preso

3

Tarifas

Fávaro: "Em hipótese alguma vamos abrir mão da nossa soberania"

4

SAÚDE

Dino determina que AGU busque devolução de emendas de Alberto Fraga

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Eduardo realiza "trabalho contra o país" nos EUA, diz Hugo Motta

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES