Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senador aciona STF para impedir sabatina de Jorge Oliveira para o TCU

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senador aciona STF para impedir sabatina de Jorge Oliveira para o TCU

Congresso em Foco

14/10/2020 | Atualizado às 19:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Alessandro Vieira protocolou emenda substitutiva que visa barrar interesses individuais e orçamento secreto (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Alessandro Vieira protocolou emenda substitutiva que visa barrar interesses individuais e orçamento secreto (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou na manhã desta quarta (14) um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a sabatina de Jorge Oliveira, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Oliveira é o atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Veja a íntegra do mandado de segurança. "O Senado não pode se portar como uma agência de emprego, formadora de 'cadastro de reserva'", afirmou o senador. Ele alega que a vaga ainda não existe, pois só será aberta em dezembro, com a aposentadoria do ministro José Múcio Monteiro. "A manifestação de vontade do atual Presidente do Tribunal de Contas da União, por ora, não faz surgir a competência do Presidente da República para indicar um nome e tampouco a do Senado Federal para apreciá-lo, pois enquanto não deixar a cadeira que ocupa, o TCU ainda terá nove Ministros e, por esse motivo, não há vaga a ser preenchida", pontuou o senador. "A República do jeitinho, do compadrio e do atropelo institucional já causou enormes prejuízos para o povo brasileiro. É preciso mudar esse roteiro desastrado e parte essencial reside em resgatar a caráter institucional do Senado", completou.

O TCU é o órgão que faz o controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país. O tribunal é composto por nove ministros, dos quais seis são indicados pelo Congresso e três pelo presidente da República - um de forma direta e outros dois escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que funciona junto ao TCU.

Sabatina
O senador Omar Aziz (PSD-AM) entregou hoje à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) parecer favorável à indicação de Jorge Oliveira. A votação da indicação na CAE está prevista para a próxima terça-feira (20). A análise pelo plenário do Senado está marcada para a quarta-feira (21). Para ser aprovado, o nome preciso do voto favorável de 41 dos 81 senadores. > Caso André do Rap eleva pressão sobre Maia por prisão em segunda instância
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TCU STF Jorge Oliveira Alessandro Vieira Supremo Tribunal Federal (STF) Alessandro Vieira (Cidadania-SE) Tribunal de Contas da União (TCU) indicado ao TCU

Temas

Judiciário Congresso

LEIA MAIS

AGENDA DA SEMANA

Festa junina esvazia semana na Câmara; veja o que pode ser votado

Feminicídio em Debate

Senado discute feminicídio e violência doméstica em sessão temática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

BINGO

Senado pode votar projeto que libera cassinos e jogos antes do recesso

2

AGENDA DA SEMANA

Festa junina esvazia semana na Câmara; veja o que pode ser votado

3

Segurança pública

Norma da PF define critérios para porte de arma de guardas municipais

4

Diversidade

Especialista aponta 437 projetos contra direitos LGBTQIAPN+ no Brasil

5

AGENDA DA SEMANA

Senado pode votar aumento do número de deputados nesta semana

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES