Publicidade
Expandir publicidade
Primeira viagem internacional de Lula foi na Argentina. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na sua primeira viagem internacional em seu terceiro mandato, o presidente Lula (PT) escolheu o país vizinho como destino. Em encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, Lula pediu desculpas pelas grosserias do antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A visita sinaliza a retomada da boa relação do Brasil com os vizinhos latino-americanos.
“Eu estou na verdade pedindo desculpas ao povo argentino por todas grosseiras que o último presidente do Brasil, que eu o trato como genocida, pela falta de cuidado e de responsabilidade na pandemia, por todas as ofensas que fez ao Fernández”, disse Lula nesta segunda-feira (23).
O presidente do Brasil sinalizou que deve dar atenção especial aos vizinhos latino-americanos, retomando as parcerias entre os dois países.
"A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos", completou.
O presidente está sendo acompanhado, na viagem internacional, dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).